Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Projeto resgata histórias de mulheres perseguidas pela Dops em Pernambuco

E-book será lançado nesta terça (16), das 10h às 11h30, no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), no Recife

Capa do e-book que será lançado nesta terça-feira, 16Capa do e-book que será lançado nesta terça-feira, 16 - Foto: Divulgação

O projeto de pesquisa “Mulheres e Resistências – caminhos de insubmissão nos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco” será lançado nesta terça-feira (16), das 10h às 11h30, no auditório do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), no Recife.

No lançamento será apresentado um e-book gratuito que reúne os resultados de uma pesquisa sobre mulheres fichadas pela extinta Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco (Dops-PE) durante o Estado Novo.

O acervo da Dops-PE, órgão repressivo criado com a instauração do Estado Novo, reúne milhares de prontuários policiais produzidos entre 1935 e 1946.

Perseguidas

A maioria desses registros refere-se a homens, mas cerca de 400 prontuários dizem respeito a mulheres. A pesquisa parte de uma pergunta central: quem eram essas mulheres e por que foram perseguidas pelo estado?

Desenvolvido ao longo de 2025, o projeto resultou em uma revista eletrônica que sistematiza e amplia o acesso a informações sobre esse recorte específico do acervo da antiga Dops-PE.

A publicação reúne ensaios das sociólogas Anita Pequeno e Sophia Branco, autoras dos textos que compõem o e-book.

Sistematização

Também participam da conversa a jornalista e produtora cultural Clarice Hoffmann, idealizadora do projeto e responsável pela sistematização dos dados dos prontuários analisados, e Marcos Dornelas, coordenador de acervos digitais do Apeje.

O lançamento contará com roda de diálogo, mediada por Maria Betânia Ávila, uma das fundadoras do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

Trajetórias

Durante o encontro, o público poderá conhecer trajetórias de mulheres negras e brancas, jovens e idosas, intelectuais e operárias, classificadas nos registros policiais como comunistas, anarquistas ou sindicalistas.

São histórias pouco visibilizadas na história oficial brasileira e que ajudam a compreender os mecanismos de vigilância, repressão e criminalização da resistência política, especialmente nos períodos autoritários do país.

Referenciais

O projeto também busca estimular novas abordagens de pesquisa e difusão do acervo, ampliando os referenciais tradicionais associados a esse tipo de documentação.

Além da roda de diálogo, prontuários sistematizados ao longo da pesquisa estarão em exibição no espaço do Arquivo Público.

O acervo da extinta Dops-PE é uma fonte central para estudos sobre o estado de suspeição, vigilância e repressão que marcou períodos ditatoriais do Brasil republicano, oferecendo subsídios para a reflexão sobre democracia, direitos humanos e cidadania.

Gratuito

Para democratizar o acesso aos resultados da pesquisa, o e-book será disponibilizado gratuitamente por meio de links nos perfis @mulhereseresistencias e @arquivopublicodepernambuco, no Instagram.

Todas as imagens do livro eletrônico contam com audiodescrição, garantindo o acesso de pessoas com deficiência visual. A roda de diálogo contará ainda com intérpretes de Libras, assegurando a participação de pessoas com deficiência auditiva.

O projeto Mulheres e Resistências foi contemplado no Edital de Ações Criativas – Lei Paulo Gustavo (LPG) e conta com o apoio do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, além do incentivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, do Ministério da Cultura e do governo federal.

 

Serviço

Mulheres e Resistências – Caminhos de insubmissão nos arquivos da DOPS-PE

Lançamento do e-book com roda de diálogo

Mediação: Maria Betânia Ávila

Participações: Anita Pequeno, Clarice Hoffmann, Marcos Dornelas e Sophia Branco

Terça-feira, 16 de dezembro

Das 10h às 11h30

Auditório do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje): Rua do Imperador Dom Pedro II, nº 371 – Santo Antônio, Recife

*Informações da assessoria de imprensa 

Veja também

Newsletter