Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

PT oficializa resultado da eleição interna e reforça que alianças serão decididas por Lula

Dirigentes eleitos reiteram reeleição do presidente Lula como prioridade

Foto: Anthony Santana/Folha de Pernambuco

Leia Também

• Cirilo Mota anuncia apoio a Osmar Ricardo para presidência do PT Recife

• Osmar Ricardo é novo presidente do PT do Recife. Resultados do PED vão ser oficializados em coletiva

O Partido dos Trabalhadores vai compor o palanque que for melhor para o projeto de reeleição do presidente Lula em 2026. A declaração foi do presidente eleito do PT no Recife, o vereador Osmar Ricardo, que teve a eleição oficializada em coletiva de imprensa na sede estadual do partido, na manhã desta terça-feira (8). 

Com mais de cinco mil votos entre os 9.300 filiados que compareceram às urnas no último domingo (6), Osmar defende que a aliança do partido nas eleições de 2026 seja feita pelo próprio presidente Lula (PT), em diálogo com os diretórios estadual e municipal e descarta que sua proximidade com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), possível candidato ao governo de Pernambuco em 2026, poderá influenciar a decisão. 

“O PT nacional, junto com o presidente Lula, é quem vai definir os caminhos que a gente vai seguir. Falam que a gente é próximo do prefeito João Campos (PSB), mas o vice-presidente da República é do PSB, e vários partidos estão requerendo estar na vice de Lula. O presidente quem vai definir qual o melhor arco de alianças”, enfatizou Osmar.

Na mesma eleição, os filiados do partido escolheram os presidentes zonais, responsáveis por áreas da cidade. Foram eleitos 11 presidentes zonais, com quem Osmar Ricardo prometeu dialogar para fortalecer as bases e garantir a reeleição de Lula para a Presidência da República, prioridade do partido a nível nacional.

Participaram da coletiva de imprensa que oficializou a eleição do novo dirigente municipal petista o presidente estadual do partido, deputado estadual Doriel Barros, os secretários de Meio Ambiente e Habitação do Recife, Oscar Barreto e Felipe Cury, respectivamente, o secretário estadual da sigla, Sérgio Goiana, o atual presidente da legenda no Recife, Cirilo Mota, entre outros integrantes do PT. 

Diretório Estadual
Logo após o anúncio oficial do resultado da eleição para o diretório do Recife, os petistas também oficializaram a vitória do deputado federal Carlos Veras como presidente do PT de Pernambuco. Veras obteve mais de 27 mil votos em todo o estado, superando, inclusive, a votação que o presidente nacional, Edinho Silva, eleito no mesmo pleito, obteve no estado com 23.813 votos. 

O candidato de oposição a Carlos Veras, o ex-deputado federal Fernando Ferro, obteve apenas 1.915 votos na eleição, correspondente a 6,6% de todos os votos. Os números foram apresentados pelo presidente atual, Doriel barros, em uma transmissão ao vivo no Instagram do Partido dos Trabalhadores.

Com 93% dos votos, Carlos Veras, que também ocupa a função de primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, vai substituir Barros no comando do PT em Pernambuco. O atual presidente parabenizou o eleito e aos filiados do PT pela realização do processo de eleição. 

“Foi uma presença grande, pela capacidade de mobilização de todas as forças políticas, para que a gente pudesse estar celebrando hoje este grande Processo de Eleição Direta, o que significa dizer que o PT tem algo que nenhum outro partido tem: uma maneira muito forte de exercer sua democracia interna”, declarou Barros.

Uma coletiva de imprensa com o presidente estadual eleito do partido deve ser realizada na sexta-feira (11), quando o deputado Carlos Veras estará de volta de Brasília.

Veja também

Newsletter