Tadeu Calheiros solicita novo concurso da Apevisa em meio aos casos de contaminação por metanol
Segundo o parlamentar, o local conta com apenas 133 profissionais para atender mais de 180 cidades
O vereador do Recife Tadeu Calheiros (MDB) solicitou a criação de um novo concurso público para a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). O pedido do parlamentar ocorre em meio à recente crise de contaminação por metanol em Pernambuco, um cenário que, segundo ele, expõe a grave fragilidade da Agência.
“O último concurso para a Apevisa ocorreu em 2018, e muitos aprovados desistiram ou não assumiram devido à baixa remuneração. Isso se soma à ausência de regulamentação da Gratificação de Fiscalização, prevista em lei e já aplicada em outros estados e municípios, como no Recife. Sem esse reconhecimento, fica mais difícil atrair e reter profissionais qualificados”, destacou Calheiros.
Leia Também
• Mendonça Filho celebra cancelamento do curso de Medicina exclusivo para membros do MST
• "Quem pensar que vai haver uma eleição fácil, não conhece a política", afirma Tadeu Calheiros
• Câmara do Recife rejeita requerimento que solicitava a demissão do secretário Felipe Cury
Segundo Tadeu Calheiros, o local conta com apenas 133 profissionais para atender os 184 municípios de Pernambuco e o Arquipélago Fernando de Noronha. Na ocasião, o vereador também defendeu a melhoria das condições de trabalho para garantir a retenção dos profissionais já existentes.
“Hoje, com o risco do metanol, precisamos ter a mesma clareza sobre o papel essencial dos fiscais da vigilância sanitária, que atuam para prevenir ocorrências e proteger a população”, concluiu.



