TJPE inicia festividades para aniversário de 200 anos do órgão
O ato contou com várias personalidades políticas e jurídicas
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) iniciou nesta quinta-feira (11) as festividades para o aniversário do órgão no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Além da comemoração pelo Dia do Advogado, também celebrado hoje, o ato também rememorou os 195 anos dos cursos jurídicos no País, além de uma homenagem aos cem anos do desembargador João David de Souza Filho.
A solenidade contou com algumas personalidades políticas, como a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) – representando o Governo do Estado –, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), e o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (UB). O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, afirmou que o sentimento na comemoração é de celebrar os 200 anos de olho na solidificação do futuro. “É importante conhecermos o passado para construir o nosso futuro. É com isso que estamos preocupados atualmente”, garantiu.
Leia Também
• TJPE realiza solenidades para celebrar 200 anos de existência
• Com salários de R$ 30 mil, TJPE divulga edital com 30 vagas para o cargo de juiz substituto
• Três novos desembargadores tomam posse no TJPE com o desafio de reequilibrar desigualdades sociais
“O TJPE celebrar este momento aqui no mosteiro é um momento cheio de significado para o órgão. Eu considero muito simbólica a iniciativa do Tribunal de Justiça de reverenciar onde nasceram os cursos jurídicos no Brasil”, frisou Luciana Santos.
As celebrações do TJPE continuarão até a próxima terça (16), com uma sessão solene de entrega de diplomas de Honra ao Mérito a servidores homenageados pelo TJPE e, por fim, a participação especial do coral do Tribunal e da Orquestra Criança Cidadã.
Antes, na segunda (15), ocorrerá uma sessão solene para entrega das medalhas do Mérito Judiciário e a apresentação da placa comemorativa dos 200 anos da entidade no Salão Nobre do TJPE.



