Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

TRF5 quer ampliar ação de juizados

Nova diretoria, que toma posse dia 3, visitou presidente do Grupo?EQM, Eduardo Monteiro	Nova diretoria, que toma posse dia 3, visitou presidente do Grupo?EQM, Eduardo Monteiro  - Arthur de Souza
Por Anderson Bandeira
Da Folha de Pernambuco

Os diversos juizados especiais espalhados pelo Estado, que têm surgido como alternativa para julgar processos de pequenas causas, terão atenção redobrada pelos próximos anos. Prestes a assumir a presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), no próximo dia 3, o desembargador Manuel Erhardt informou, ontem, que quer intensificar a atuação desses organismos.
"Uma grande preocupação que nós temos é de, cada vez mais, aproximar o Tribunal da sociedade. Vamos dar uma ênfase nos juizados especiais. Aquelas unidades jurisdicionais que atendem à população mais pobre. Procurar, com isso, atingir os objetivos da justiça, que é julgar com maior celeridade possível, e com o equilíbrio e eficiência desejados pela sociedade", destacou o magistrado, em visita ao presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro.
Segundo o desembargador, o fruto da celeridade que tem marcado os julgamentos do TRF 5ª vem se refletindo positivamente para o crescimento da economia. Daí a necessidade de focar esforços nesse âmbito.
Dados do órgão revelam: por ano, mais de R$ 700 milhões são injetados no mercado em virtude de julgamentos. Grande parte dos recursos que chegam ao bolso do cidadão vem em decorrência de ações ligadas a questões previdenciárias e empresariais. "O tribunal atende à população nos seus diversos extratos e segmentos. Julga questões previdenciárias, onde predomina o interesse das pessoas mais pobres, mas, também, julga questões empresariais. Questões que dizem respeito às grandes empresas. Então, o Tribunal tem con­tribuído significativamente na medida em que, ao reconhecer os direitos da população, faz com que substanciais quantias sejam irrigadas na economia, em função do pagamento dos precatórios, das requisições de pequeno valor e, dessa forma. contribui para o êxito econômico da região", ressaltou.
Juntamente com o futuro vice-presidente do Tribunal, Cid Marconi, e o corregedor-regional, Paulo Machado Cordeiro, Erhardt será empossado no próximo dia 3 de abril, num ato marcado para ocorrer na sede do TRF. O mandato se estenderá ate 2019. Recifense, Erhardt está no quadro do TRF5 desde agosto de 2007. Antes, pertenceu à corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Veja também

Newsletter