Waldemar Oliveira garante que Avante apoiará reeleição de Raquel Lyra em 2026
Deputado também vê chance de reversão de quadro desfavorável nas pesquisas
O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) garantiu que seu partido, o Avante, apoiará a reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2026.
Na avaliação do parlamentar, a chefe do Executivo estadual conseguirá, até outubro do próximo ano, reverter os números de intenção de voto, que atualmente favorecem o prefeito do Recife, João Campos (PSB). A declaração foi feita em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM.
“Na eleição estadual, acho que o Avante já fechou a questão. Eu sou vice-presidente, meu irmão Sebastião (Oliveira) é o presidente, e já fechamos a questão da reeleição da governadora Raquel Lyra. Nós já discutimos internamente com os outros também. Acho que não há mais margem para discussão. Nós caminhamos no projeto da governadora e estamos firmes e fortes no trabalho e no projeto da reeleição”, declarou o deputado.
Leia Também
• João Campos defende revisão da Lei do Uso do Solo como instrumento para reocupar o Centro do Recife
• Justiça de Pernambuco suspende ato de Rodrigo Farias para mudar comissão da CPI da Publicidade
• "Foram 60 dias e uma espada na minha cabeça", disse Raquel Lyra sobre a CPI da Publicidade
PEC da Blindagem
O congressista também comentou a votação da chamada PEC da Blindagem, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem por objetivo dificultar a investigação de parlamentares suspeitos de cometer crimes, levou a protestos populares no último domingo (21) nos 26 estados e no Distrito Federal.
Segundo Oliveira, que votou favoravelmente ao texto, a proposta não blindaria parlamentares, mas preveniria abusos por parte da Justiça e do Ministério Público.
O projeto de lei que anistia os golpistas do 8 de janeiro, também objeto dos protestos do último domingo, foi criticado pelo deputado, que votou pela urgência, mas garantiu que votaria contra o mérito da proposição.
“Eu votei a favor da urgência, mas não sou a favor do mérito do PL da Anistia. Votei a favor da urgência, porque foi um acordo de líderes. E a urgência simplesmente é levar a discussão do PL ao plenário para a gente poder debater o mérito dela”, comentou.
Lula em 2026
O parlamentar também vê com otimismo as chances de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Ao comentar a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos contra o governo brasileiro, Waldemar Oliveira avaliou que a direita saiu prejudicada, enquanto o presidente, favorecido.
“Eu acho que ele (Lula) já é favorito, naturalmente, e com essas atitudes do deputado Eduardo (Bolsonaro), fica mais favorito ainda, digamos, favoritíssimo. Acho que ele só tende a crescer nas pesquisas”, analisou.
Veja a íntegra da entrevista:



