Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Waldemar Oliveira garante que Avante apoiará reeleição de Raquel Lyra em 2026

Deputado também vê chance de reversão de quadro desfavorável nas pesquisas

Deputado federal Waldemar Oliveira (Avante)Deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) garantiu que seu partido, o Avante, apoiará a reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2026. 

Na avaliação do parlamentar, a chefe do Executivo estadual conseguirá, até outubro do próximo ano, reverter os números de intenção de voto, que atualmente favorecem o prefeito do Recife, João Campos (PSB). A declaração foi feita em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM

“Na eleição estadual, acho que o Avante já fechou a questão. Eu sou vice-presidente, meu irmão Sebastião (Oliveira) é o presidente, e já fechamos a questão da reeleição da governadora Raquel Lyra. Nós já discutimos internamente com os outros também. Acho que não há mais margem para discussão. Nós caminhamos no projeto da governadora e estamos firmes e fortes no trabalho e no projeto da reeleição”, declarou o deputado.

 

 

PEC da Blindagem
O congressista também comentou a votação da chamada PEC da Blindagem, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem por objetivo dificultar a investigação de parlamentares suspeitos de cometer crimes, levou a protestos populares no último domingo (21) nos 26 estados e no Distrito Federal.

Segundo Oliveira, que votou favoravelmente ao texto, a proposta não blindaria parlamentares, mas preveniria abusos por parte da Justiça e do Ministério Público. 

O projeto de lei que anistia os golpistas do 8 de janeiro, também objeto dos protestos do último domingo, foi criticado pelo deputado, que votou pela urgência, mas garantiu que votaria contra o mérito da proposição.

“Eu votei a favor da urgência, mas não sou a favor do mérito do PL da Anistia. Votei a favor da urgência, porque foi um acordo de líderes. E a urgência simplesmente é levar a discussão do PL ao plenário para a gente poder debater o mérito dela”, comentou.

Lula em 2026
O parlamentar também vê com otimismo as chances de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Ao comentar a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos contra o governo brasileiro, Waldemar Oliveira avaliou que a direita saiu prejudicada, enquanto o presidente, favorecido.

“Eu acho que ele (Lula) já é favorito, naturalmente, e com essas atitudes do deputado Eduardo (Bolsonaro), fica mais favorito ainda, digamos, favoritíssimo. Acho que ele só tende a crescer nas pesquisas”, analisou.

Veja a íntegra da entrevista:

Veja também

Newsletter