BYD lança primeira tecnologia híbrida plug-in flex do mundo em fábrica na Bahia
Novo sistema DM-i combina eletrificação e etanol e coloca o Brasil no centro da inovação global
Durante a inauguração de sua fábrica em Camaçari (BA), nesta quinta-feira (9), BYD anunciou uma tecnológica inédita no setor automotivo: a tecnologia super-híbrida plug-in flex fuel, aplicada ao SUV BYD Song Pro com motor 1.5.
O sistema DM-i (Dual Mode Intelligent) torna o veículo um super-híbrido com tração predominantemente elétrica, no qual o motor a combustão atua principalmente como gerador de energia para as baterias, inclusive durante o modo híbrido.
Leia Também
• BYD inaugura fábrica de R$ 5,5 bi na Bahia e promete 600 mil carros por ano
• CNH sem autoescola? Entenda a proposta do governo federal e as críticas de entidades do setor
• Renault Kwid E-Tech 2026 estreia renovado e no posto do elétrico mais barato do Brasil por R$ 99.990
O resultado, segundo a greentech chinesa, é uma condução suave, silenciosa e com sensação próxima à de um carro 100% elétrico.
Tecnologia desenvolvida para o Brasil
O novo conjunto foi projetado em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses especialmente para o mercado nacional.
O motor 1.5 flex funciona com qualquer mistura de gasolina e etanol, destacando o biocombustível como um dos pilares da transição energética verde.
“O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i é um avanço histórico, pois valorizamos a matriz renovável nacional e oferecemos ao consumidor eficiência e menor impacto ambiental”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.
Tecnologia super-híbrida plug-in flex fuel, aplicada ao SUV BYD Song Pro com motor 1.5. | Foto: BYD/DivulgaçãoMobilidade sustentável
Líder global em veículos eletrificados e número um na China, a BYD domina todas as etapas da cadeia produtiva, desde o desenvolvimento de baterias e motores elétricos até sistemas inteligentes de controle.
Presente no Brasil desde 2014, a greentech consolida-se como a principal força da transição energética automotiva:
- 76,36% dos carros elétricos vendidos no país são da marca;
- 27,42% dos híbridos têm assinatura BYD;
- Mais de 170 mil veículos vendidos em menos de três anos;
- Rede com mais de 200 concessionárias, com meta de chegar a 250 até o fim do ano.
“Em menos de três anos, ultrapassamos os 170 mil carros vendidos. Isso reflete uma estratégia sólida, confiança de grandes grupos e produtos com diferencial real para conquistar os brasileiros. Nosso plano é de longo prazo e não vamos parar até alcançar a liderança total do mercado”, declarou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing da BYD do Brasil.
*A repórter viajou a convite da BYD.



