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Carros com IPI zero já estão à venda: confira lista de modelos com preço a partir de R$ 67 mil

Com descontos de mais de R$ 20 mil, Programa Carro Sustentável isenta compactos fabricados no Brasil

Renault Kwid Zen se tornou o carro mais barato do Brasil por R$ 67.290Renault Kwid Zen se tornou o carro mais barato do Brasil por R$ 67.290 - Renault/Divulgação

O mercado automotivo nacional começou a reagir ao novo decreto do governo federal, que cria o programa Carro Sustentável, política que promete transformar o acesso aos veículos mais econômicos e ambientalmente eficientes fabricados no Brasil.

Embora a redução de alíquotas só entre em vigor de forma definitiva em 90 dias, marcas como Fiat, Volkswagen e Renault não esperaram e já aplicaram descontos diretos em seus modelos compactos.

A estratégia busca aproveitar o novo apelo dos veículos isentos de IPI e dar fôlego à categoria mais acessível do mercado. O resultado? Preços abaixo dos R$ 68 mil e cortes que superam os R$ 20 mil em algumas versões.

Veja como ficaram os valores nas principais marcas que aderiram:

Fiat antecipa cortes e reduz Mobi para R$ 67.990

Mobi Like. Mobi Like agora é o carro mais barato da Fiat, saindo por R$ 67.990. | Foto: Stellantis/Divulgação

A Fiat foi uma das primeiras a ajustar sua tabela. Com o Mobi já consolidado como um dos carros mais baratos do país, a marca italiana ampliou a vantagem ao aplicar descontos significativos na linha 2025. O Argo, seu hatch compacto com motor 1.0, também entra na onda de cortes.

Mobi Like: de R$ 80.990 por R$ 67.990 (- R$ 13 mil)

Mobi Trekking: de R$ 82.990 por R$ 73.290 (- R$ 9.700)

Argo Drive 1.0 MT: de R$ 94.990 por R$ 86.990 (- R$ 8 mil)

Volkswagen aplica cortes de até R$ 20 mil

Volkswagen Saveiro Robust CS.
Volkswagen Saveiro Robust CS é a opção mais em conta da marca alemã por R$ 88.687. | Foto: Volkswagen/Divulgação

Mesmo sem atuar diretamente entre os modelos mais baratos, a Volkswagen se destacou pela agressividade nos descontos de versões intermediárias e topo de linha. O maior corte foi na Saveiro Robust, com quase R$ 21 mil a menos no valor final. Polo, Virtus, Nivus e T-Cross também entram no pacote.

Saveiro Robust CS: de R$ 109.490 por R$ 88.687 (- R$ 20.803)

Polo Highline: de R$ 131.650 por R$ 120.240 (- R$ 11.410)

Virtus Highline: de R$ 155.490 por R$ 144.080 (- R$ 11.410)

TCross 200 TSI: de R$ 154.990 por R$ 144.854 (- R$ 10.136)

Nivus Highline: de R$ 163.290 por R$ 146.490 (- R$ 16.800)

Renault Kwid assume posto de carro mais barato do Brasil

Renault Kwid Outsider agora custa R$ 75.290.
Renault Kwid Outsider agora custa R$ 75.290. | Foto: Renault/Divulgação

A Renault não perdeu tempo e reposicionou o Kwid, que agora volta a ocupar o posto de modelo mais barato do país. Todas as versões do subcompacto foram reajustadas, com destaque para o preço inicial abaixo dos R$ 68 mil.

Kwid Zen: de R$ 78.690 por R$ 67.290 (- R$ 11.400)

Kwid Intense: de R$ 81.790 por R$ 71.290 (- R$ 10.500)

Kwid Iconic: de R$ 85.190 por R$ 75.690 (- R$ 9.500)

Kwid Outsider: de R$ 85.290 por R$ 75.290 (- R$ 10 mil)

Como funciona o novo programa Carro Sustentável
O decreto assinado pelo presidente Lula nesta semana regulamenta dois programas: o já conhecido Mover e o novo Carro Sustentável, voltado especificamente para veículos com alta eficiência energética e menor impacto ambiental.

Para ter direito à isenção total do IPI, o veículo precisa cumprir os seguintes requisitos:

Para os demais veículos, haverá uma alíquota base (6,3% para passageiros e 3,9% para comerciais leves) ajustada por critérios como tecnologia de propulsão, segurança, potência, eficiência e reciclabilidade. O governo estima que 60% dos veículos vendidos hoje no Brasil terão redução nas alíquotas com a nova política.

O que esperar nos próximos meses
Apesar de os novos critérios entrarem em vigor apenas em 90 dias, os descontos já movimentam o mercado. O consumidor que está de olho em um modelo compacto deve ficar atento: os preços promocionais podem sofrer ajustes à medida que a regulamentação for detalhada e mais marcas aderirem.

Com Fiat, Renault e Volkswagen saindo na frente, a expectativa é que outras montadoras sigam o mesmo caminho, ampliando a oferta de carros com IPI zero e pressionando os preços para baixo em um segmento que há tempos pedia por renovação e incentivo.

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