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Polêmica resolvida? Testamos o Chevrolet Onix Plus com nova correia banhada a óleo

Sedan ganhou ajustes no conjunto mecânico e mais refinamento na condução

Chevrolet Onix Premier 2026 traz grade imponente e faróis de LED definem o novo visualChevrolet Onix Premier 2026 traz grade imponente e faróis de LED definem o novo visual - Chevrolet/Divulgação

O Chevrolet Onix Plus voltou aos holofotes. O modelo, um dos mais vendidos do Brasil, ganhou atualizações sutis, mas importantes, no design, no pacote tecnológico e principalmente no conjunto mecânico.

O destaque fica por conta da nova correia banhada a óleo, que ganhou reforços de fibra de vidro e revestimento em teflon, prometendo mais durabilidade e menos risco de entupimento no motor, o que era a grande reclamação dos consumidores e especialistas do mercado.

A dúvida agora é: será que agora o Onix consegue vencer as críticas e faz valer os R$ 136.490 na versão topo de linha Premier? Foi o que conferimos durante o test drive e vamos te contar tudo.

Na traseira, o Onix Plus vem com lanternas redesenhadas. Na traseira, o Onix Plus vem com lanternas redesenhadas | Foto: Chevrolet/Divulgação

Dirigibilidade e motorização
Debaixo do capô, nada de surpresas. O Onix Premier segue com o conhecido motor 1.0 Turbo Flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas. É um conjunto que privilegia o conforto e entrega um desempenho bem equilibrado.

Na prática, o motor mostra boa agilidade em baixas rotações, responde rápido nas retomadas e mantém silêncio na cabine, o que reforça a sensação de refinamento.

A suspensão continua bem acertada, passando muito bem pelas irregularidades do asfalto sem comprometer a estabilidade em curvas.

Durante a condução no circuito urbano, o sedan se mostra leve e fácil de manobrar. Já na estrada, o câmbio trabalha para favorecer o consumo, mantendo o giro baixo em velocidade de cruzeiro.

Com câmbio automático de 6 marchas, o Onix Plus tem trocas suaves que ajudam no conforto e no consumoCom câmbio automático de 6 marchas, o Onix Plus tem trocas suaves que ajudam no conforto e no consumo | Foto: Chevrolet/Divulgação

A polêmica correia banhada a óleo
A principal mudança mecânica está na nova correia dentada banhada a óleo. O componente continua sendo de borracha sintética, mas agora traz reforços: fibra de vidro e revestimento em teflon.

Segundo a engenharia da General Motors (GM), essa alteração foi feita para evitar o risco de entupimento dos dutos ou da bomba de óleo caso o proprietário utilize um lubrificante inadequado.

Na prática, de acordo com a marca, mesmo que a correia esfarele, as partículas de tecido são tão finas que não causam bloqueios no sistema.

Correia banhada a óleo com nova tecnologia (da esquerda) em comparação com revestimento da antiga.
Correia banhada a óleo com nova tecnologia (da esquerda) em comparação com revestimento da antiga | Foto: Fabio Gonzales/Chevrolet  

Ainda assim, a GM reforça que é essencial usar o óleo com a especificação correta, respeitando viscosidade, norma SAE (Society of Automobile Engineers — organização que desenvolve normas para as indústrias automotiva e aeroespacial) e os padrões de aprovação.

Esse é um ponto positivo da marca, que mostra que ouviu as críticas ao atualizar e tentar corrigir o que gerava receio em alguns consumidores.

Design e espaço interno
No visual, o Onix Plus ganhou leves retoques que reforçam seu aspecto sofisticado. A grade dianteira redesenhada, os faróis com assinatura em LED e as rodas de liga leve aro 16 polegadas dão um toque de modernidade ao sedan.

Por dentro, o acabamento agrada, com bons encaixes, texturas suaves e uma combinação equilibrada entre tons escuros e detalhes metálicos.

O entre-eixos de 2,60 m garante espaço confortável para cinco ocupantes, enquanto o porta-malas de 500 litros é um dos maiores da categoria, superando rivais como o HB20S (475 L) e o Nissan Versa (482 L).

O Onix 2026 traz cancos com forração premium oferecem conforto e visual refinado, ainda que os ajustes continuem manuais. O Onix 2026 traz bancos com forração premium, que oferecem conforto e visual refinado, ainda que os ajustes continuem manuais | Foto: Chrevrolet/Divulgação

Os bancos do Onix Premier têm forração premium, bem acabada, material de toque superior ao que se via em versões anteriores. Porém, os ajustes ainda são manuais.

Também vale destacar uma limitação: o carro não possui saída de ar-condicionado traseira, o que pode incomodar passageiros de trás em dias quentes ou em trechos mais compridos.

Onix Plus tem porta-malas que impressiona, com espaço generoso de 500 litros. Onix Plus tem porta-malas que impressiona, com espaço generoso de 500 litros | Foto: Chevrolet/Divulgação

Consumo
Nos dados oficiais do Inmetro, o Onix Plus (versão 1.0 aspirado, câmbio manual de 6 marchas) atinge até 17,7 km/l na estrada com gasolina, sendo uma das melhores médias entre os flex do país.

Durante nosso teste drive, na estrada e mantendo velocidade constante (de 100 a 110 km/h), uso moderado de ar-condicionado e poucas acelerações bruscas, conseguimos uma média real que se aproximou desse valor, embora um pouco abaixo, entre 15,5 e 16,5 km/l com gasolina.

Em uso urbano, claro, o consumo caiu bastante, como era de esperar, para cerca de 10 a 11 km/l.

Tecnologia e conectividade
Na versão Premier, o Onix traz uma lista de equipamentos digna de carros maiores. A central multimídia MyLink tem 8 polegadas, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e ainda conta com carregamento por indução, câmera de ré e painel digital.

O sistema é bem intuitivo, rápido e permite parear o smartphone sem cabos, o que facilita o uso no dia a dia. Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de chave presencial, completam o pacote.

O Onix Plus conta com central multimídia de 8'' com Android Auto e CarPlay sem fio, além de painel de instrumentos e ar-condicionado digital, além de carregamento por indução. | Foto: Chevrolet/DivulgaçãoO Onix Plus conta com central multimídia de 8’’ com Android Auto e CarPlay sem fio, além de painel de instrumentos e ar-condicionado digital, além de carregamento por indução | Foto: Chevrolet/Divulgação

Segurança e conforto
A Chevrolet segue como referência em segurança no segmento: o Onix Premier vem com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus.

A direção elétrica tem boa calibragem, e o isolamento acústico ajuda a manter a cabine silenciosa, mesmo em velocidades mais altas.

Comparativo e custo-benefício
Entre os sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus Premier continua sendo uma das opções mais equilibradas. Ele entrega mais conforto e tecnologia que o Toyota Yaris Sedan, e se mostra mais refinado que o HB20S, embora este último tenha um comportamento mais firme e esportivo.

Frente ao Nissan Versa, o Chevrolet leva vantagem em conectividade e acabamento interno, mas o japonês ainda é ligeiramente mais espaçoso no banco traseiro.

Chevrolet Onix Plus tem entradas USBA e USBC, mas não tem saída de ar no banco traseiro.Chevrolet Onix Plus tem entradas USBA e USBC, mas não tem saída de ar no banco traseiro | Foto: Chevrolet/Divulgação

Vale a pena?
Com design atualizado, bom desempenho e agora uma correia de óleo redesenhada para aumentar a confiabilidade, o Chevrolet Onix Plus reforça o status.

Ele pode não ser o mais empolgante de dirigir, mas entrega um conjunto consistente, tecnológico e eficiente, além de, agora, tentar tranquilizar os consumidores sobre a manutenção.

Se antes havia dúvidas sobre a durabilidade da correia banhada a óleo, a nova versão tenta afastar o medo e mostrar que a Chevrolet segue evoluindo. Agora se a nova tecnologia vai realmente silenciar os críticos, isso só o tempo de uso dirá.

Mas para quem busca um sedan completo, confortável e com boa relação custo-benefício, vale, sim, considerar ter o Onix Premier na garagem.

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