Senai Pernambuco sediará planta-piloto de sensor radar automotivo em projeto de sistema ADAS
Projeto será instalado no Senai Park, parque de inovação e tecnologia localizado em Suape
Um sistema nacional de assistência avançada ao motorista (ADAS), baseado em sensor radar automotivo de médio e longo alcance, será desenvolvido pelo Senai Pernambuco.
A planta-piloto do projeto será instalada no Senai Park, parque de inovação e tecnologia localizado em Suape, que concentrará as atividades de produção inicial, integração, testes e validações dos protótipos, com um investimento total de R$ 41,9 milhões.
A iniciativa tem como objetivo criar uma solução nacional de sensor radar automotivo para sistemas ADAS, reduzindo a dependência externa e permitindo que competências estratégicas permaneçam no país.
Leia Também
• CNH: renovação automática passa a valer para motoristas sem infrações
• Como usar o 13º salário para renovar a aparência do seu carro
• Os 10 carros mais vendidos de novembro no Brasil; Fiat Strada lidera
O sistema será integrado a câmeras para aplicações como frenagem automática e controle de desvio de faixa, resultando em protótipos funcionais aptos para etapas futuras de industrialização.
O ADAS será obrigatório em todos os automóveis fabricados no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2029.
De acordo com o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai Pernambuco, Oziel Alves, o projeto tem duração prevista de três anos e envolve etapas que vão do desenvolvimento do sensor radar à criação de uma linha piloto para industrialização e fabricação de lotes no país.
“Todo o ciclo, desenvolvimento do produto, processo produtivo, testes, validações e integração no veículo, será conduzido com tecnologias de gêmeos digitais (digital twin), permitindo acelerar o desenvolvimento, ajustar e recalibrar modelos antes da construção das estruturas físicas”, explicou o gestor.
A proposta é desenvolver de forma integrada o produto, o processo de produção e a industrialização do sensor radar, além de estruturar e capacitar a cadeia de fornecedores por meio de treinamentos e parcerias para atender à demanda das montadoras.
O projeto é conduzido pelo ISI em Tecnologia da Informação e Comunicação (PE), que integra a rede SENAI de inovação, em parceria com o Instituto de Pesquisa Eldorado (SP).
Também participam o ISI em Sistemas Embarcados (SC), a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade se Brasília (UnB).
No Senai Park, serão estruturados os ambientes de experimentação e a infraestrutura de testes necessários ao desenvolvimento do radar automotivo.
Entre as empresas envolvidas estão Stellantis, Volkswagen, Krah, Valeo, TE Connectivity, Tron, Volkswagen Truck & Bus.



