Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Volkswagen Jetta GLI 2026 mantém fórmula esportiva e levanta a pergunta: vale R$ 269.990?

Sedã esportivo combina motor 2.0 TSI, dirigibilidade envolvente e bom espaço interno

Design esportivo discreto: filete vermelho na grade e identidade que entrega o Jetta GLI 2026 sem exagerosDesign esportivo discreto: filete vermelho na grade e identidade que entrega o Jetta GLI 2026 sem exageros - Volkswagen/Divulgação

São Paulo (SP) - Mesmo em um mercado cada vez mais dominado por SUVs, o Volkswagen Jetta GLI 2026 segue firme como uma das poucas opções para quem ainda valoriza um sedã com foco real em desempenho. Importado do México, o modelo chega ao Brasil sem mudanças profundas, apostando exatamente na fórmula que o tornou referência entre os entusiastas.

A convite da Volkswagen, fomos até a fábrica localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para testar o esportivo. E depois de dirigir o Jetta GLI, fica claro que ele não é apenas um número de ficha técnica, mas fica a pergunta: vale a pena investir quase R$ 270 mil em um sedã?

Motor e desempenho consagrados
O Jetta GLI 2026 segue equipado com o conhecido 2.0 350 TSI, a gasolina, que entrega 231 cv e 35,7 kgfm de torque. Na ficha técnica, o 0 a 100 km/h em cerca de 6,7 segundos já chama atenção. Mas ao volante, o que mais impressiona é a forma como essa potência é entregue.

No test drive, o carro responde rápido desde baixas rotações, sem aquele atraso comum em alguns turbos. As retomadas são fortes, e o conjunto com o câmbio DSG de sete marchas funciona de maneira quase intuitiva, especialmente no modo sport, no qual as trocas ficam mais rápidas, e o carro claramente muda de comportamento.

É aquele tipo de sedã que passa segurança para acelerar e dá vontade de seguir dirigindo e acelerando.

Escape duplo, difusor e visual limpo reforçam a proposta esportiva do Jetta GLI 2026.
Escape duplo, difusor e visual limpo reforçam a proposta esportiva do Jetta GLI 2026 | Foto: Volkswagen/Divulgação

Design externo: esportividade sem exageros
Visualmente, o Jetta GLI 2026 mantém uma das características que mais agradam quem gosta de esportivos discretos. A grade com filete vermelho, as rodas exclusivas, as pinças de freio pintadas também em vermelho, o difusor traseiro e o escape duplo deixam claro que se trata da versão esportiva, mas sem exageros.

Durante o teste, o carro chama atenção na medida certa. Não é um visual que “cansa” no uso diário, e isso pesa bastante para quem pretende conviver com ele todos os dias.

Interior esportivo com sensação premium
Por dentro, o GLI reforça a boa impressão. O acabamento com costuras vermelhas, os bancos mais envolventes e o volante esportivo ajudam a criar uma cabine com clima esportivo, mas confortável.

A posição de dirigir baixa é um dos pontos de destaque do test drive. Ela passa aquela sensação de controle e conexão com o carro que muitos SUVs simplesmente não conseguem oferecer. O painel digital é fácil de configurar, a central multimídia responde bem e tudo está posicionado para facilitar a vida de quem dirige.

Entre-eixos de 2,69 m, o VW Jetta GLI garante bom espaço para quem vai atrás, mesmo em um sedã esportivo.
Entre-eixos de 2,69 m, o VW Jetta GLI garante bom espaço para quem vai atrás, mesmo em um sedã esportivo | Foto: Volkswagen/Divulgação

Espaço interno e porta-malas como manda o figurino
Mesmo com essa pegada esportiva, o Jetta GLI continua sendo um sedã funcional. O entre-eixos de 2,69 metros garante bom espaço para quem vai no banco traseiro, algo que ficou claro ao avaliar o carro com mais atenção.

O porta-malas de 510 litros é outro ponto positivo. Ele reforça que o GLI pode, sim, ser usado como carro único da casa, sem abrir mão de viagens ou compromissos do dia a dia.

Com 510 litros, o porta-malas mostra que dá pra unir desempenho e praticidade no dia a dia.
Com 510 litros, o porta-malas mostra que dá pra unir desempenho e praticidade no dia a dia | Foto: Volkswagen/Divulgação

Tecnologia e segurança: conjunto completo
O pacote tecnológico do Jetta GLI 2026 é coerente com a proposta do carro. Central multimídia com sistema VW Play, painel digital, ar-condicionado de duas zonas, carregador por indução, som Beats e modos de condução fazem parte do conjunto.

Na segurança, o sedã entrega o que se espera de um modelo da sua faixa: controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, sensores, câmera e seis airbags. Durante o test drive, o funcionamento dos assistentes é suave e pouco invasivo.

Jetta GLI tem painel digital, VW Play e assistências à condução formam um pacote tecnológico completo e funcional.
Jetta GLI tem painel digital, VW Play e assistências à condução formam um pacote tecnológico completo e funcional | Foto: Volkswagen/Divulgação

Vale a pena comprar?
Depois de dirigir o Volkswagen Jetta GLI 2026, pode-se dizer que vale a pena para quem sabe exatamente o que está comprando. Inclusive fica mais fácil entender por que ele segue tão querido entre os entusiastas, mesmo em tempos dominados pelos SUVs.

O Jetta GLI não tenta agradar a todos, e isso talvez faça parte do seu charme. Ele continua sendo um sedã esportivo de verdade, com desempenho consistente, bom nível de conforto e uma dirigibilidade que ainda faz diferença.

Ele não é o carro mais racional pelo preço. Por R$ 269.990, existem SUVs híbridos, modelos maiores e até opções premium de entrada. Mas nenhum deles entrega a mesma experiência de condução, o mesmo equilíbrio entre esportividade, conforto e uso diário.

Se a prioridade for prazer ao dirigir, estabilidade em estrada e um conjunto mecânico consagrado, o Jetta GLI segue sendo uma escolha muito coerente e cada vez mais rara no mercado brasileiro.

*A repórter viajou a convite da Volkswagen.

Veja também

Newsletter