Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Serasa: 62 milhões de brasileiros têm dívidas e não sabem

Saiba como descobrir e negociar suas dívidas em aberto

Serasa abre dia de negociação de dívidasSerasa abre dia de negociação de dívidas - Rovena Rosa / Agência Brasil

De acordo com dados da Serasa, existem mais de 62,2 milhões de brasileiros que tem dívidas disponíveis para negociação, mas nunca consultaram essas ofertas. O volume de devedores que não conhecem a situação de seu CPF ou CNPJ é 9% maior do que o registrado na última edição do Serasa Limpa Nome, em março deste ano. 

“Este levantamento reforça um problema silencioso, já que milhões de pessoas têm condições reais de negociar débitos, muitas vezes por valores abaixo do original, mas não têm o hábito de acompanhar de perto suas vidas financeiras”, afirma a diretora da Serasa, Aline Maciel.

O país chega a 306 milhões de ofertas desconhecidas, acumuladas por consumidores que possuem dívidas registradas, mas que nunca verificaram as condições para negociação. 

Neste cenário, a Serasa comunica que entre as ofertas ainda não consultadas, 6 milhões têm descontos de 99%, percentual máximo oferecido do Feirão. Além disso, 17 milhões de consumidores têm pendências de até R$ 100 que permanecem sem consulta, totalizando mais de 87 milhões de ofertas nessa faixa.

“Quando vemos que 1 milhão de consumidores têm ofertas que chegam a 99% de desconto e nunca consultaram suas dívidas, percebemos a urgência do momento. Estamos nos últimos dias do Feirão, e este pode ser o passo que faltava para começar o próximo ano com mais tranquilidade", comenta Aline.

Como negociar

O Serasa Limpa Nome ocorre até o dia 19 de dezembro com 698 milhões de ofertas com descontos significativos e condições facilitadas de pagamento. Nesta fase final, a empresa alerta para que os consumidores consultem gratuitamente a situação do CPF ou CNPJ a partir dos canais oficiais:

Veja também

Newsletter