Digitalização: uso de aplicativo de bancos salta para 90% entre os pequenos negócios
Diferenças regionais e de idade ainda persistem
Segundo a pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, do Sebrae, 90% dos pequenos negócios acessam o aplicativo do banco no celular pessoal. Há 10 anos, esse número era de apenas 15%.
O uso do internet banking entre os pequenos empreendedores passou de 33%, em 2015, para 61%, em 2025. Já os canais presenciais, como caixas de banco e correspondentes bancários, apresentam baixa utilização, evidenciando o progressivo desuso desse atendimento.
No levantamento de 2025, apenas 21% vão ao caixa do banco e 28% aos correspondentes bancários. Dez anos atrás, esse percentual era de 58% e 55%, respectivamente, consolidando uma tendência de digitalização do relacionamento bancário.
Confira os principais números da pesquisa:
| Canal de Serviço | 2015 | 2022 | 2025 |
|---|---|---|---|
| Uso de aplicativo do banco no celular pessoal | 15% | 86% | 92% |
| Serviços bancários na internet via computador (internet banking) | 33% | 59% | 61% |
| Caixa eletrônico | 72% | 28% | 35% |
| Correspondente bancário | 55% | 22% | 28% |
| Caixa do banco | 58% | 14% | 21% |
Leia Também
• 13º salário deve impulsionar varejo, serviços e planejamento financeiro das famílias
• Demanda das empresas por crédito cresce 15,5% em setembro, revela Serasa Experian
• Falta de regras pra o uso de IA pode representar risco financeiro para as empresas
Variação regional
O Nordeste tem mais empreendedores que usam correspondentes bancários, cerca de 37%, acima da média nacional de 28%. Já o internet banking tem adesão maior no Sudeste com 67% e no Sul com 59%, mas menor no Nordeste com 53%.
Segundo a pesquisa, homens ainda recorrem mais ao atendimento físico, enquanto as mulheres estão mais digitalizadas. Quanto maior a idade do empreendedor, maior é a dependência de canais físicos.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a digitalização dos pequenos negócios ajuda na adoção de novas tecnologias. “A maioria deles tem acesso a notebooks e praticamente 100% possuem celular com internet, com banda larga, inclusive. O acesso a esses equipamentos permite buscar serviços na internet, na rede, inclusive serviços bancários pelo celular”, analisa. “O empreendedor brasileiro tem se digitalizado por meio de equipamentos, internet e inteligência artificial, embora ainda haja um espaço bom para avançarmos por meio de ferramentas e serviços mais sofisticados”, completa Décio.



