Legado mantido: Abrigo de Seu Alberto realiza primeiro evento de adoção após morte de seu fundador
Ação acontece no próximo dia 26, das 12h às 16h, no Hospital Pet Dream de Piedade, em Jaboatão
Neste sábado (26), o Abrigo de Seu Alberto realiza seu primeiro evento de adoção de cães após o falecimento do fundador do espaço, Alberto Bezerra. O legado de Alberto, que virou referência no acolhimento de animais resgatados da vulnerabilidade, foi herdado por voluntárias que já trabalhavam com o ativista no abrigo.
O evento de adoção acontece na área externa da unidade do Hospital Pet Dream de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, das 12h às 16h.

No local, além de 20 cãezinhos já castrados, vermifugados e imunizados esperando uma nova família, também funcionará uma lojinha com itens como chaveiros, canecas, blocos de notas, adesivos e camisas. Toda a renda obtida com as vendas será revertida na manutenção do abrigo. Também é possível realizar doações durante o evento.
“Em testamento, seu Alberto disse que queria que o abrigo continuasse funcionando e que a casa não fosse destinada a nada além disso”, contou a voluntária Gabriela Prado.
Alberto Bezerra fundou o abrigo que acolhe animais tirados de situações vulneráveis nas ruas ou expostos a maus-tratos em 2004. Este ano, Alberto passou por um transplante de coração e, logo depois, apresentou problemas de saúde que o mantiveram no hospital por meses. Ele morreu em 7 de junho de 2025.

Atualmente, cerca de cem cães são acolhidos no Abrigo Seu Alberto, entre filhotes, adultos e animais idosos.
"O abrigo continua, a luta continua, mas ela é muito pesada. Tudo o que os animais precisam chega através de doações, da alimentação deles ao salário pago aos funcionários. Temos medo que o abrigo caia em esquecimento porque seu Alberto era a cara dele. Mas a gente continua lutando", completa Gabriela.
Nove funcionários auxiliam no funcionamento do local (3 na limpeza do espaço, 3 nos cuidados diretos com os animais, como administração de remédios e higienização, 2 que se revezam no plantão noturno e uma pessoa que auxilia nas tarefas estruturais do abrigo).
Evento
Este primeiro evento de adoção movido à saudade de Seu Alberto demonstra a responsabilidade tomada pela equipe que mantém o abrigo em funcionamento.
Talita Martins, também voluntária do abrigo, já acompanhou diversos eventos de adoção e contou sobre a experiência.
“O evento de adoção é importante por diversos fatores, entre eles a socialização dos animais, que ficam muito tempo dentro do abrigo e têm a oportunidade de conhecer ambientes e pessoas diferentes. Alguns foram vítimas de maus-tratos e/ou abandono e voltam a se acostumar a passear e a brincar”, destacou.
“Fora as histórias de amor lindas que acontecem nos eventos, pessoas que olham e dizem 'era para eu estar aqui hoje, encontrando esse animal'. Alguns encontros são emocionantes”, completou Talita,

Neste evento estarão disponíveis 20 cãezinhos, todos de porte pequeno/médio. Todos já estão castrados, vermifugados e vacinados contra a raiva e com o imunizante V10 (uma vacina polivalente, que protege contra várias doenças em uma única aplicação).
Manutenção
Durante o evento de adoção, serão comercializados itens com a marca do abrigo, como chaveiros, canecas, blocos de notas, adesivos e camisas. A renda será toda revertida para a manutenção do espaço.
O evento também servirá como ponto de coleta de doações. Quem não tem condições de adotar um pet no momento, mas deseja ajudar o abrigo, pode contribuir com doações de alimentos (ração seca, sachês, latinhas e petiscos), materiais de limpeza e de higiene para os animais, medicações e acessórios diversos.
“Todos os que ajudam de alguma forma são também parte do Abrigo Seu Alberto. E é isso que o faz ser um projeto tão sério e que está há tantos anos salvando e mudando vidas”, comentou a voluntária Talita Martins.



