Governo de Pernambuco e Assembleia Legislativa enfrentam da resistência ao consenso
Falta de confiança entre os dois Poderes dificultou negociação para votação de projetos
O governo do estado levou à exaustão as negociações para destravar a pauta na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Depois de recuar pelo menos duas vezes e irritar até deputados da base, deu aval às propostas apresentadas.
Considerou que, teoricamente, o consenso tenha sido construído por governistas e oposição sem interferência direta do presidente da Casa, Álvaro Porto, desafeto da governadora Raquel Lyra (PSD). A falta de confiança entre Legislativo e Executivo dificultou o acordo.
O presidente chegou a anunciar, em nota, às 15h20, que não haveria sessão ontem, porque não se chegava a um acordo. Não havia nenhum parlamentar em plenário e até o painel de presenças estava desligado.
Foi a assinatura de decreto do Executivo, remanejando recursos da Alepe, que destravou a pauta. O projeto, rotina entre os Poderes, estava pronto desde agosto.
O Executivo já havia contemplado os Tribunais de Contas e de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público.
Por volta das 16h, os parlamentares começaram a ocupar o plenário. Em reunião presidida por Álvaro Porto, derrubaram um substitutivo ao projeto de concessão da Compesa; aprovaram, entre outros, o substitutivo da PEC 30, que adequa a Constituição estadual à federal; transparência para as emendas e mudanças no Judiciário.
A Casa aposta que o governo sustente os acertos para que hoje sejam votados o pedido de empréstimo de R$ 1,7 bilhão, que tramita há 180 dias; e a Lei Orçamentária Anual (LOA), com emendas dos deputados.
Outra polêmica entra em pauta: a que aumenta o valor da emenda: 1,33%, em 2028; e 1,55%, em 2029.
Mais prefeitos no PSD
O Partido Social Democrático (PSD) ganha reforço a partir de segunda. Presidente estadual da legenda, a governadora Raquel Lyra vai assinar a filiação de prefeitos, entre eles, três da Região Metropolitana. A expectativa é de que o gestor de Jaboatão, Mano Medeiros, esteja na lista. Vai deixar o PL de Anderson Ferreira, de quem foi secretário e depois vice-prefeito.
Raquel e Lula
A governadora Raquel Lyra foi convocada ontem pelo presidente Lula para participar de reunião hoje, em Brasília. A agenda não foi divulgada, mas a gestora desmarcou todos os compromissos, incluindo as entrevistas de balanço de governo aos jornais.
GTE do PT
Carlos Veras, Felipe Cury, Sérgio Goiana, Cirilo Mota, Osmar Ricardo, Sheila Oliveira estão entre os nomes do grupo de trabalho eleitoral (GTE) do PT para pensar 2026. Reeleger Lula e o senador Humberto Costa e ampliar as bancadas estadual e federal são prioridades
Irreversível
“O grupo da gente fala por ele. Ele será candidato a governador."A frase é do presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), à Rádio Folha sobre a possível candidatura de João Campos ao governo do estado. “Vem fazendo um grande trabalho.”



