Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Guardas municipais do Recife serão os "laranjinhas" de João Campos

Provável candidato ao governo do estado, prefeito investe no grupo para reforçar pauta da segurança

Prefeito do Recife, João Campos (PSB) cumprimenta guarda municipal e promete valorizar categoriaPrefeito do Recife, João Campos (PSB) cumprimenta guarda municipal e promete valorizar categoria - Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Com a pauta da segurança na ordem do dia, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), sinalizou disposição de delinear o território. A cidade se tornou ontem a primeira do Brasil a aderir ao programa Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Embora tenha reforçado a importância de o assunto ser tratado com olhar técnico e não apenas ideológico, sabe que será explorado na campanha ao governo de Pernambuco, em 2026.

Potencial candidato ao Palácio das Princesas, precisa ter o que mostrar no dia a dia e no guia eleitoral. Ainda mais depois de a governadora Raquel Lyra (PSD) - adversária natural na disputa - decidir manter nas ruas do Grande Recife os “laranjinhas”.

Os soldados da Polícia Militar recém-formados, e chamados assim devido à cor do boné que usam, trazem alguma sensação de segurança. Os guardas municipais serão os “laranjinhas” de João Campos.

A parceria com o governo federal garante a doação de 1.165 armamentos não letais (125 armas de eletrochoque e 1.040 sprays incapacitantes) e cursos de uso diferenciado da força e de operador de polícia comunitária. Oitenta agentes já estão capacitados e haverá novas turmas.

“O Estado tem que se fazer presente na vida das pessoas. Onde ele não estiver, o que vai estar é o crime. Se a gente chega na frente, impede que o crime tire o Estado dos territórios”, enfatizou o prefeito João Campos.

A adesão ao Município Mais Seguro teve a presença do secretário nacional de Segurança, Mário Sarrubbo, e ocorreu no Compaz Eduardo Campos, equipamento de cidadania reconhecido por afastar crianças e jovens da criminalidade.

Livre de perseguição e gosto ruim
Mais enfático nos discursos, o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, aproveitou o aniversário do prefeito João Campos e destacou sua disposição para o trabalho. “João não sai um dia de casa pra perseguir ninguém. Tem gente que sai com gosto ruim, pra botar pra torar em todo mundo. Aqui a gente bota pra torar em problema”, declarou, dizendo ser uma das melhores pessoas para falar sobre isso.

Pontes em Pernambuco
Na entrega da ponte sobre o Rio Morno, na Zona Norte, o deputado Sileno Guedes apontou que a obra não apenas melhora a mobilidade. “João Campos faz pontes para unir pessoas. O Recife se alegra com a gestão.” E estimulou o prefeito a fazer o mesmo no estado.

Jogo de perde-perde
Decano na Assembleia Legislativa, o deputado Antônio Moraes lamenta o novo embate entre a Casa e o governo, sobre emendas e empréstimo. Sem acordo entre os Poderes, afirma ser ruim para todos. “Ninguém cede um centímetro e todo mundo sai derrotado.”

Rota pelo interior
Após viagem a Brasília, na terça, e a São Paulo, ontem, a governadora Raquel Lyra reforça presença no Sertão do São Francisco. Vai hoje a Afrânio, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista. Fará entregas e visitas. Amanhã chega a Petrolina, território de adversários.

Veja também

Newsletter