Guardas municipais do Recife serão os "laranjinhas" de João Campos
Provável candidato ao governo do estado, prefeito investe no grupo para reforçar pauta da segurança
Com a pauta da segurança na ordem do dia, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), sinalizou disposição de delinear o território. A cidade se tornou ontem a primeira do Brasil a aderir ao programa Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Embora tenha reforçado a importância de o assunto ser tratado com olhar técnico e não apenas ideológico, sabe que será explorado na campanha ao governo de Pernambuco, em 2026.
Potencial candidato ao Palácio das Princesas, precisa ter o que mostrar no dia a dia e no guia eleitoral. Ainda mais depois de a governadora Raquel Lyra (PSD) - adversária natural na disputa - decidir manter nas ruas do Grande Recife os “laranjinhas”.
Os soldados da Polícia Militar recém-formados, e chamados assim devido à cor do boné que usam, trazem alguma sensação de segurança. Os guardas municipais serão os “laranjinhas” de João Campos.
A parceria com o governo federal garante a doação de 1.165 armamentos não letais (125 armas de eletrochoque e 1.040 sprays incapacitantes) e cursos de uso diferenciado da força e de operador de polícia comunitária. Oitenta agentes já estão capacitados e haverá novas turmas.
“O Estado tem que se fazer presente na vida das pessoas. Onde ele não estiver, o que vai estar é o crime. Se a gente chega na frente, impede que o crime tire o Estado dos territórios”, enfatizou o prefeito João Campos.
A adesão ao Município Mais Seguro teve a presença do secretário nacional de Segurança, Mário Sarrubbo, e ocorreu no Compaz Eduardo Campos, equipamento de cidadania reconhecido por afastar crianças e jovens da criminalidade.
Livre de perseguição e gosto ruim
Mais enfático nos discursos, o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, aproveitou o aniversário do prefeito João Campos e destacou sua disposição para o trabalho. “João não sai um dia de casa pra perseguir ninguém. Tem gente que sai com gosto ruim, pra botar pra torar em todo mundo. Aqui a gente bota pra torar em problema”, declarou, dizendo ser uma das melhores pessoas para falar sobre isso.
Pontes em Pernambuco
Na entrega da ponte sobre o Rio Morno, na Zona Norte, o deputado Sileno Guedes apontou que a obra não apenas melhora a mobilidade. “João Campos faz pontes para unir pessoas. O Recife se alegra com a gestão.” E estimulou o prefeito a fazer o mesmo no estado.
Jogo de perde-perde
Decano na Assembleia Legislativa, o deputado Antônio Moraes lamenta o novo embate entre a Casa e o governo, sobre emendas e empréstimo. Sem acordo entre os Poderes, afirma ser ruim para todos. “Ninguém cede um centímetro e todo mundo sai derrotado.”
Rota pelo interior
Após viagem a Brasília, na terça, e a São Paulo, ontem, a governadora Raquel Lyra reforça presença no Sertão do São Francisco. Vai hoje a Afrânio, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista. Fará entregas e visitas. Amanhã chega a Petrolina, território de adversários.



