Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Junior Matuto toma posse na Alepe e PSD promete reparar o que chama de equívoco

PSB se antecipa, assegura vaga de Patriota para segundo suplente e reduz chances do PSD de ter um deputado

Junior Matuto toma posse como deputado estadual na vaga que foi de José Patriota, falecido no dia 17Junior Matuto toma posse como deputado estadual na vaga que foi de José Patriota, falecido no dia 17 - Foto: Divulgação

A celeridade do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para garantir na Assembleia Legislativa a vaga decorrente do falecimento do deputado José Patriota, no último dia 17, tirou do Partido Social Democrático (PSD), mesmo que temporariamente, a oportunidade de ter seu primeiro representante na Casa. Tirou também um provável reforço à base de apoio à governadora Raquel Lyra (PSDB).

O vereador Davi Muniz (PSD) encabeçava a lista dos suplentes do PSB diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2022. Mas aproveitou a janela partidária este ano e mudou de legenda, passando a ser oposição ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). 

O que o PSB fez foi antecipar-se a qualquer movimentação de Muniz e comunicar ao presidente da Assembleia, Álvaro Porto, a mudança na sequência de suplentes. Na sessão de ontem, Porto anunciou a vacância e o prazo de 30 dias para apresentação do suplente. No fim da mesma sessão, convocou Gilberto Gonçalves Feitosa Júnior, conhecido como Junior Matuto, e logo em seguida deu posse ao novo deputado.

"Causou estranheza, mas já estamos tomando as providências jurídicas cabíveis para reparar esse equívoco que a Assembleia cometeu. Claro que nos surpreendemos, mas vamos atuar. É apenas o adiamento de uma posse que vai acontecer", argumenta o presidente estadual do PSD, ministro André de Paula.

A agilidade na posse de Junior Matuto, candidato à Prefeitura de Paulista, aponta a afinidade entre a bancada do PSB, oposição à governadora, e o presidente da Casa, que tem mantido relação institucional com a correligionária. Álvaro Porto não quis falar com a imprensa.

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, nega ter recorrido a qualquer estratégia política. "Seguimos o que prevê a legislação sobre infidelidade partidária. Os mandatos legislativos pertencem aos partidos", argumentou, 

Se eleito prefeito de Paulista, a vaga de Junior Matuto será ocupada por Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. Antes disso, Davi Muniz tem a chance de recorrer, em meio à disputa pela reeleição à Câmara do Recife.

Se vencer nos dois cenários, Muniz poderá escolher que vaga ocupar. Optando pelo mandato de deputado, corre risco de perder tudo porque o PSB não ficará de braços cruzados. "Sem dúvida, a decisão é surpreendente e completamente favorável às pretensões do PSB", atesta André de Paula.

Homenagens a Patriota
Na tribuna da Assembleia, o deputado Sileno Guedes, ressaltou a história do sertanejo de Tabira, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco por dez anos, José Patriota. Foi aparteado por outros 16 parlamentares que reforçaram a trajetória do ex-deputado. Uma missa marcou ontem à noite o sétimo dia de sua morte. 

De volta 
Após sete dias fora do ar, por decisão judicial, o guia eleitoral do candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado volta a ser exibido hoje à noite. A equipe promete um programa bem elaborado e já adianta: vai reafirmar denúncias sobre as creches, assunto que motivou a suspensão.

Gratuito
A arbitragem como resolução de conflitos envolvendo o setor público será tema de evento realizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Comissão de Advocacia Pública da OAB-PE. Amanhã, a partir das 8h30, no Instituto Luiz Mario Moutinho, na Ilha do Leite.

Veja também

Newsletter