Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Os desafios de Veras

Divisão interna é um desafio para o novo presidente estadual do PTDivisão interna é um desafio para o novo presidente estadual do PT - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

 deputado federal Carlos Veras, já considerado o novo presidente estadual do PT mesmo antes da divulgação do resultado oficial da eleição, deverá assumir o cargo em setembro com a missão de comandar a reorganização política e a resolver a falta de unidade da legenda, sobretudo no que diz respeito às eleições de 2026. 

Parte da sigla defende uma aliança com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), potencial candidato ao governo de Pernambuco, cuja gestão conta com o PT na sua base. Deste lado, devem estar nomes como os dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, que apoiaram a candidatura de Veras. A outra parte tem se aproximado da governadora Raquel Lyra (PSD), como os deputados estaduais João Paulo Lima e Rosa Amorim, que também apoiaram Veras. A outra possibilidade, mais remota, é o PT lançar candidatura própria.

A divisão interna é um desafio para o novo presidente estadual do PT, que tem defendido a unidade e prometido um partido não só mais forte como também mais unido. Além da unificação, Veras terá a missão de ajudar a ampliar as bancadas de deputados estaduais e federais petistas em 2026, trabalhar pelas reeleições do senador Humberto Costa e do presidente Lula.

Como ele mesmo lembrou, ontem, em entrevista à Rádio Folha 96,7, quando assumir em setembro, vai pegar o PT com uma conjuntura totalmente diferente da que pegaram os últimos antecessores, que enfrentaram, segundo ele, um golpe no mandato legítimo de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e que lutaram, trabalharam e fizeram “vigília permanente em Curitiba para tirá-lo do cárcere e levá-lo à Presidência da República.”

Embora Carlos Veras admita que vai dar continuidade ao que tem dado certo na atual direção estadual, lembra que o modelo de gestão será outro: com mais debates, aglutinação de mais forças, diálogo com a sociedade, com outros partidos políticos, com todas as forças progressistas para poder unir forças em defesa da democracia e ajudar Lula a chegar ao quarto mandato.

Agenda
A governadora Raquel Lyra vai reservar a terça-feira (8) para a Mata Norte. Ao lado do “dono da região”, o deputado Antônio Moraes, visita Goiana, Condado, Aliança, Macaparana e Timbaúba. Assina ordem de serviço da Compesa para implantação de melhorias no abastecimento de água da cidade, anuncia a licitação para a construção de um batalhão da Polícia Militar em Goiana, entrega cozinha comunitária e delegacia.

Anulação
O candidato a presidente do PT Caruaru Francisco Terto, que perdeu por 15 votos para o atual presidente, Leo Bulhões, solicitou à executiva estadual do partido a anulação do Processo de Eleição Direta (PED) interno da legenda, realizado no domingo. Terto alegou irregularidades na votação e apuração, além da omissão por parte da comissão eleitoral composta, desfiliações irregulares e homologação atrasada de filiados que o apoiaram, impedindo-os de participar do pleito.

 

Veja também

Newsletter