Raquel Lyra e Priscila Krause dão tom mais ácido aos discursos
Gestoras renovam críticas à oposição e a administrações anteriores
Depois de uma quinta-feira inteira de agendas no Agreste pernambucano e de recados à oposição, a governadora Raquel Lyra (PSD) começou a sexta-feira dando a tônica do que serão seus discursos a partir de agora.
Se o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), prometeu não deixar nada sem resposta, pode ir se preparando.
A gestora não se intimidou. Paralelamente às cobranças à Alepe, partiu para o ataque e ressuscitou as criticas às administrações anteriores. E não está sozinha. A vice Priscila Krause também elevou o tom.
No lançamento do Festival Pernambuco Meu País, a governadora relembrou críticas da oposição ao Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que teve a segunda edição este ano.
“Algumas pessoas não compreendem a força da cultura e questionaram o investimento... E não venham querer nos retaliar porque nosso povo é resistente”, disparou, sem citar nomes.
Crítico do Clipe desde o ano passado, o deputado Waldemar Borges (PSB) lamentou que a visão de cultura esteja restrita a um evento.
No fim da tarde, em Olinda, a governadora e a vice entregaram os 3,5 km da Rua Lygia Gomes da Silva, em Ouro Preto, requalificados. A obra era esperada há mais de uma década e havia um projeto pronto que, segundo as gestoras, era ruim e precisou ser refeito.
“O projeto era para que a pista não durasse e que precisasse contratar de novo. Hoje o dinheiro que nosso governo aplica não vai pelo ralo, nem vai para o bolso de ninguém”, assegurou.
Aeroporto em Goiana
O ministro de Portos e Aeroportos e pré-candidato ao Senado, Silvio Costa Filho (Republicanos), visitou o prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP), e disse estar convencido da necessidade de o município ter um aeroporto regional. A obra foi promessa de campanha.
Festival de aliados
OPernambuco Meu País terá mais dois municípios: Riacho das Almas e Salgueiro. Na lista, Arcoverde, Bezerros, Buíque, Caruaru, Gravatá, Pesqueira, Taquaritinga e Triunfo. Todos aliados da governadora Raquel Lyra. O festival vai de 25 de julho a 7 de setembro.
Espera
Questionada sobre obras que deixaram de ser feitas porque a Alepe ainda não aprovou autorização de empréstimo de R$ 3,2 bilhões, Raquel Lyra citou, entre outras, o Arco Metropolitano, a BR-232, hospitais. A pergunta foi feita pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, em entrevista à Rádio Folha, na última quarta-feira.
Preparados
Equipe da Previdência recebeu orientações sobre ouvidoria. Depois saberá de corregedoria e controle interno. “Precisamos reaprender a lidar com esses mecanismos para ter absoluta governança, transparência e integridade”, enfatiza o ministro Wolney Queiroz.



