Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Turismo

Boa Viagem e Tio Pepe: praia e comida boa, bora lá?

O restaurante Tio Pepe é um dos mais saborosos da cidade com cardápio bem variado!

Foto:@rota1976

A orla de Boa Viagem vem passando por uma série de melhorias e claro que morando ou sendo turista todo mundo ganha. A requalificação por meio da Prefeitura do Recife, leia-se Secretaria de Turismo e Lazer, vem oferecendo cada vez mais conforto aos visitantes. As melhorias num dos principais cartões-postais da cidade envolvem quadras esportivas, parques infantis, quiosques e banheiros. A avenida teve sua ciclovia redesenhada, além de ganhar novos módulos de musculação com equipamentos em aço inoxidável e painéis interativos com informações sobre exercícios e clima.

Além do lindo visual da praia, temos na orla algumas esculturas que são a cara de Pernambuco, o letreiro da cidade, a feirinha de Boa Viagem que fica na Praça de mesmo nome e junto à igrejinha que é um charme só! Aliás, essa feirinha bomba aos domingos, além dos artesanatos tem uma área de comidinhas que é uma delícia. Por falar em comida, temos uma dica imperdível, vamos lá?

Quem mora no Recife quer ir e quem visita a capital pernambucana precisa conhecer! Estamos falando do restaurante Tio Pepe, que completou recentemente 61 anos de tradição. É sem dúvida um dos restaurantes mais saborosos e aconchegantes da cidade. Fica em Setúbal e tem feito sucesso por lá o Prato da Boa Lembrança, batizado de Boi no Ninho, nesta edição de 2025, servido com carne de sol, feijão verde, jerimum de manga entre outras delícias que fazem harmonização mais que perfeita. O Tio Pepe é bastante frequentado pelos turistas que desembarcam no Recife até pela sua aproximação com a rede hoteleira, aeroporto e a praia de Boa Viagem.]

Vamos à descrição do prato citado acima: Boi no Ninho vem carne de sol macia e levemente defumada, arroz branco soltinho, feijão verde fresco, queijo coalho grelhado, leite de coco cremoso, cream cheese derretido, coentro (erva aromática) e castanhas tostadas, finalizado com bolachas de macaxeira. O jerimum com manga é servido com abóbora madura cozida até ficar aveludada, polpa de manga fresca e vibrante, com um toque de sal e açúcar caramelizado. Os ingredientes são selecionados para harmonizar sabores tradicionais com texturas contrastantes.

O Restaurante Tio Pepe começou ainda na década de 60, na Avenida Boa Viagem, no Recife, com pratos à base de frutos do mar. Os primeiros clientes se deliciavam com o viveiro de camarões e lagostas vivos, prontos para serem grelhados. Hoje, o restaurante ajustou seu posicionamento foca na sua vocação gastronômia mais regional, nordestina, com um toque contemporâneo. Prepare-se pra ir com fome porque a fartura é grande hein! Um prato completo serve bem 3 pessoas de apetite normal; 2 pessoas mais ou menos normais; e 1 pessoa, após 7 dias de spa brabo, assim avisa o cardápio. E serve bem mesmo! Mas antes de começar, precisamos passear pelas entradinhas. O menu é bem variado. No item engana fome, você vai encontrar entre outras opções casquinho de caranguejo (provei e super recomendo), caldinho de peixe (imperdível), feijão ou camarão, bolinho de bacalhau (super macio), arrumadinho de charque, agulha frita, etc.

Tem pratos individuais como beef chorizo (02 acompanhamentos), espaguete ao mares (camarão ao molho de tomate), pescada amarela à muro alto (02 acompanhamentos), carne de sol em tiras (02 acompanhamentos, exceto arroz de camarão) e frango empanado (02 acompanhamentos). Você pode pedir também 1/2 prato (picanha, filé, carne de sol). No menu de carnes, picanha, carne de sol na brasa, filé acebolado, moranga do sertão (carne seca), filé a Parmegiana, porca vulcânica (03 acompanhamentos) e muito mais. Se vai de frutos do mar, o famosíssimo Dona Pepa (filé alto de pescada amarela). Foi a minha escolha e é tiro certeiro viu? Uma de-lí-ci-a! Tem ainda camarão na moranga, peixe ao molho de camarão, peixe acebolado, peixe na brasa, peixada pernambucana e por aí vai…No menu de frangos, galeto desossado, frango tradição, frango à passarinho e o frango à tio pepe. A casa serve porções extras em muitos itens (salada, molhos, pirão, feijão verde, batata francesa, macaxeira frita, banana à milanesa, farofa de jerimum e muito mais).

Pra engordar, há enorme variedade. Só não ganha peso quem não quer! De sobremesa: petit gateau (chocolate, doce de leite ou ninho), cartola (famosa sobremesa pernambucana que vem banana e queijo assados com açúcar e canela), queijo manteiga com mel de engenho, pudim de leite, doces caseiros (jaca, coco verde, mamão com coco), além de sorvetes e muito mais. Difícil é escolher! Mais informações, é só clicar AQUI!

Se liga que a gente tem um programa bem bacana sobre o Recife em nosso canal do Youtube, é só clicar AQUI!

Veja também

Newsletter