Santar e Viseu: dobradinha imperdível no Norte de Portugal
Jardins belíssimos, monumentos históricos e museus estão na programação
Santar Villa Jardim: visitar essa propriedade é como voltar no tempo! E olha que bacana, a família (que está na 16ª geração ainda mora lá, no piso superior que não é aberto para visita). O restante funciona como uma espécie de museu. O lindo Casarão é do final do século XVI. Iniciou com a família Paes do Amaral mas o sobrenome foi mudando ao longo do tempo. Atualmente pertence aos Melo Vasconcelos e Sousa. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
A visita no local começou em 2013. Não é permitido fazer imagens no interior da casa. Depois de percorrer os espaços com exposições de roupas, fotos, objetos de casa e até carroagens, visitamos os 5 jardins interligados por pontes que são pertencentes a 4 famílias diferentes. A Capela da propriedade é do final do Sec XVI. São os jardins vinhateiros da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Casa Ibérico Nogueira, Casa das Fidalgas – hoje Hotel Valverde Santar, Solar de Nossa Senhora da Piedade e Casa da Magnólia. Lá também são produzidos vinhos, numa área de 4 hectares. Os jardins são belíssimos e ao longo do trajeto vamos conhecendo mais das famílias que viveram ali, seus costumes e o que era cada lugar originalmente.
No verão, a casa está aberta pra visitação todos os dias (10h30 / 15h) de novembro a maio. No inverno, fecha aos domingos. Custa 20 euros (jardim); 30 euros (casa + jardim); e acrescenta-se 15 euros com prova de vinhos. Ah, tem ainda a experiência Jardim Gourmet (degustação de produtos regionais, vegetais e frutas das hortas, além da visita à casa e jardins, por 120 euros. A Vila de Santar tem cerca de mil habitantes.
No coração da região do Dão, está a cidade de Viseu, com cerca de 100 mil habitantes. Um lugar com mais de 2.500 anos de história. Os povos lusitanos foram os primeiros a chegarem aqui. O que chama atenção são os jardins e seu rico patrimônio histórico e cultural. Viseu foi eleita três vezes como a melhor cidade para viver em Portugal e, desde 1935, exibe a designação de “cidade-jardim”.
Comece visitando o Museu Grão Vasco. O local já foi Seminário, Colégio, Serviços Públicos até se tornar museu no início do século XX. Grão Vasco foi pintor, um dos maiores ícones renascentistas. Algumas obras datadas do século XVIII estão avaliadas em 2 milhões de euros. E pasmem: chegaram a ser usadas à época como caixas para transporte de vinho. Pertencem ao Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa. Uma delas é a única obra da exposição assinada por Vasco (exigência por ter sido encomendada). Ao todo são mais de 200 obras, sendo 25 identificadas como Tesouro Nacional (raras e singulares). Dessas, 20 são de Grão Vasco. Chamam atenção ainda o Cristo articulado (sec XIII) e um órgão que funciona (sec XVIII).
No museu da Igreja, uma imagem da cegonha e sabe o motivo? É o único animal que na falta de comida pros filhotes pica o próprio peito pra dar a carne a sua cria, lembrando o sacrifício de Cristo. Além do museu, a Praça da Catedral reúne a Varanda dos Cónegos, Torre de Menagem, Sé Catedral, Paço dos Três Escalões e a Igreja da Misericórdia. A imponente Sé de Viseu foi construída em estilo romântico-gótico, remonta aos séculos XII a XIV. Demorou muitos séculos para ser totalmente erguida.
A cidade de Viseu é pequena e bem charmosa. Reserve pelo menos algumas horinha pra bater perna pelas ruas do centrinho. Você vai encontrar lojas de souvenirs, monumentos históricos e restaurantes com delicioso cardápio e que vale a pena conhecer.Para almoçar por lá, indicamos o Muralha da Sé, que oferece comida bem portuguesa! Tem capacidade para 130 pessoas, funciona há 11 anos com a atual administração que recuperou o prédio que estava em ruínas.
O carro chefe da casa é a vitela assada à moda de lafões. Mas o menu é bem variado com muitos pratos à base de frutos do mar, carnes, etc. Também provamos um polvo delicioso! Horário: 12h – 14h30 e das 19h – 22h30. Fecha terça e domingo no jantar. Se liga que a gente também tá no Insta @rota1976, TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976. Aproveita e já se inscreve!
*O jornalista viajou a convite da Azul Linhas Aéreas, do Visit Porto and North e do Porto Convention and Visitors Bureau



