Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Papo de Primeira

As inovações de uma professora na pandemia

Vera Marques compartilha ricos aprendizados

Professora Vera MarquesProfessora Vera Marques - Arquivo Pessoal

Vera Marques é professora há 18 anos na Prefeitura do Recife. Lotada na Creche Escola Sítio do Cardoso, é professora regente em turmas de grupos 4 e 5 da educação infantil.

Na pandemia, continuou seu processo de aprendizado e rapidamente se adaptou, criando inovações didáticas: “A necessidade de chegar até as crianças de alguma forma me fez inicialmente gravar vídeos e lançar nas minhas redes sociais”, disse Vera. “A partir de então, houve a necessidade de separar a vida profissional e acadêmica da vida pessoal, criando o canal específico no YouTube”, complementou.

A professora também teve experiências com diversos projetos e com a participação em podcasts.

Segundo Vera, a pandemia deixará lições. “não podemos deixar nenhuma criança para trás e que o currículo neste momento foi o menos importante! A preservação da vida, o atendimento domiciliar remoto, ainda que difícil, foi o elo com a escola e as crianças! A certeza de que nada substitui o encontro e que há construções que só na escola as crianças poderão ter”, destacou.

Professora Vera Marques em sala de aula 

E complementou: “A atividade híbrida não é só um movimento educacional diferente, é uma necessidade. O uso das tecnologias de informação, a adaptação a este novo ambiente educacional não ocorre de forma imediata. Requer experimentação e aprendizagens de uso das TiCs (Tecnologias de Informação e Comunicação), desde o posicionamento das câmeras, a iluminação e a linguagem acessível. Tudo isso atentando para as especificidades da modalidade Educação Infantil.

Opinião do Papo de Primeira: 

Professora Vera é exemplo de paixão e dedicação ao que faz. É tanta energia que quem não a conhece bem, às vezes se assusta com tanta empolgação. Chegando perto, observando cada motivo e cada ação, a gente se emociona com sua a garra. A vontade de fazer o melhor para as crianças vence adversidades, falta de reconhecimento e de valorização da profissão e expressa uma das capacidades mais humanas: o serviço ao outro.

Parabéns, Vera!

Veja também

Newsletter