ONG busca por famílias que disponham de tempo e afeto para acolher crianças na primeira infância
A ONG disponibiliza uma bolsa no valor mensal de um salário mínimo para auxiliar nos custos
A Reaviva Brasil, uma ONG localizada em Olinda e fundada em 2012, acolhe de forma permanente crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar devido a algum tipo de abuso (físico ou sexual) ou negligência. A missão é libertá-las da sua situação abusiva; restaurando suas vidas e renovando a esperança para um futuro melhor.
Hoje, a Reaviva dispõe de duas casas, podendo acolher até 20 crianças, sendo uma casa para 10 vagas entre 0-6 anos e outra casa exclusiva para meninas também com 10 vagas, entre 7 e 15 anos.
O Acolhimento Familiar é uma medida protetiva prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que visa acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em uma família acolhedora, previamente cadastrada, selecionada e vinculada ao serviço. O princípio básico do acolhimento familiar se refere à guarda da criança/adolescente de forma provisória, até que sua situação seja definida.
Em um estudo feito pela Universidade de Harvard, foi comprovado que crianças que permaneceram em abrigos por muito tempo, tiveram déficits significativos na cognição, dificuldade de criação de vínculos afetivos e outros sérios danos. Segundo a pesquisa, cada ano que uma criança vive num abrigo institucional resulta em quatro meses de déficit em sua cognição geral. Também foi constatado que quando a criança está acolhida em um serviço de acolhimento familiar de qualidade, esses danos foram reduzidos drasticamente.
Equipe ONg Reaviva: Elise Canuto, Tony Lewry, João Bento, Vera Fischer, Rayane Lins e Evaldo Rodrigues | Arquivo Pessoal
Como se envolver?
A ONG Reaviva Brasil se encontra em processo de busca por famílias que disponham de tempo e afeto para acolher de forma temporária, crianças na faixa etária da primeira infância (0 a 6 anos). Dispõe de uma equipe de profissionais aptos para desenvolver uma capacitação para as famílias dispostas a acolher, visando disponibilizar total suporte para elas durante o período do acolhimento.
Se faz necessário que as famílias candidatas ao serviço de famílias acolhedoras residam em Olinda, tendo em vista que as crianças enviadas para o serviço serão provenientes da comarca de Olinda, garantindo assim a permanência e convivência comunitária delas.
A ONG disponibiliza uma bolsa no valor mensal de um salário mínimo para auxiliar nos custos do acolhimento. Contamos com sua ajuda para divulgação do serviço e busca por famílias acolhedoras.
Para maiores informações: http://https://www.reavivabrasil.org/familias-acolhedoras/
Contato: João Bento
Facilitador de Projetos
Tel: (81) 99705-9572
e-mail: [email protected]



