Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Papo de Primeira

Recife anuncia ampliação de parceria com creches conveniadas

Prefeitura remodela conveniamento com entidades sem fins lucrativos que atendem educação infantil

Prefeito João Campos anunciando novas açõesPrefeito João Campos anunciando novas ações - Rodolfo Loepert/ PCR Imagem

Com a meta de dobrar o número de vagas de creches no Recife ao longo da sua gestão, o prefeito João Campos lançou, nesta terça-feira (7), um novo edital para fazer parcerias com Instituições sem fins lucrativos, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para as crianças nesta etapa de ensino.

As atividades fazem parte do Programa Infância na Creches. Esta expansão é uma das prioridades da atual gestão do município, entendendo a importância do apoio às famílias e o fortalecimento das ações para a Primeira Infância e a educação.

Hoje, a Rede Municipal de Ensino possui 24 creches conveniadas e atendem a mais de 1600 estudantes. O novo edital amplia, substancialmente, recursos destinados as entidades e os valores repassados por aluno (três vezes mais), seguindo tendência nacional. Capitais e outras cidades da região metropolitana, entre elas Jaboatão, fizeram movimentos semelhantes recentemente.

Os valores a serem repassados serão feitos em parcelas mensais para as instituições de ensino credenciadas. Para cada criança matriculada no Berçário e Grupos I, II e III da Educação Infantil, o repasse será de R$ 354,42 (trezentos e cinquenta e quatro reais e quarenta e dois centavos) mensais, e por cada criança matriculada nos Grupos IV e V da Educação Infantil, a entidade receberá R$ 408,22 (quatrocentos e oito reais e vinte e dois centavos) mensais. Os valores serão repassados enquanto a vaga estiver ocupada.

Para Ivanete Tavares, Presidente da Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (AEEC/PE), "o novo edital contempla os pleitos das entidades, mas há uma preocupação com os prazos estabelecidos para adequações".

Ivanete Tavares, presidente da AEEC/PE aprova o novo modelo, mas faz ressalva | Arquivo Pessoal

Opinião Papo de Primeira

O fortalecimento dos convênios é uma estratégia prevista em lei no Plano Municipal para Primeira Infância do Recife. Em que pese a resistência de alguns órgãos de controle locais, o tema é, em geral, pacificado no país. Trata-se de uma excelente opção, principalmente para o atendimento mais otimizado e rápido para oferta de vagas em creches.

O ponto de atenção é o monitoramento da qualidade desta oferta, que em alguns casos, é preocupante. 

Veja também

Newsletter