Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

Tech Woman: edição 2025 chega com série de novidades para elas

Encontro se propõe a debater e incentivar participação feminina no setor de tecnologia

Nova edição do evento deverá reunir milhares de participantesNova edição do evento deverá reunir milhares de participantes - Tech Woman/Divulgação

Com foco em estimular as conexões para o mercado de trabalho em tecnologia, o projeto Tech Woman chega a sua terceira edição em 2025. Reunindo milhares de mulheres, o evento - que já está com as inscrições abertas - acontecerá no dia 26 de julho, das 9h às 18h, no Recife Expo Center. 

O encontro, destinado exclusivamente ao público feminino, neste ano contará com três trilhas voltadas ao debate sobre a inclusão feminina no setor. As participantes também poderão assistir a palestras de mulheres que já atuam e são destaque na área.

Entre os nomes confirmados estão profissionais de destaque como a Diretora de RH na B3/Neurotech, Ketty Sanches; a Diretora da NTT Data Brasil, Virginia Heimann, e a Professora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Paola Accioly, entre outras. 

DIFERENTES ABORDAGENS
O evento está disponível para mulheres a partir dos 14 anos e ainda desejam ingressar ou já estão na área de tecnologia. A primeira trilha, batizada de Carreiras, será voltada a quem deseja entrar na área ou fazer transição de atuação; já a Trilha Técnica será destinada para aquelas que já são profissionais e buscam se aperfeiçoar; e a nova Trilha Soft Skills foi proposta para trabalhar inteligência emocional e habilidades comportamentais. 

Laís (esq.) e Kássia são as organizadoras do Tech Woman | Foto: Tech Woman/DivulgaçãoLaís (esq.) e Kássia são as organizadoras do evento de tecnologia | Foto: Tech Woman/Divulgação

De acordo com a organização, a nova trilha foi criada atendendo a uma demanda das participantes dos anos anteriores do evento. 

“Percebemos, ao longo dos anos, uma carência enorme nas mulheres de nossa comunidade no campo das habilidades comportamentais, inteligência emocional, síndrome da impostora gritando, falta de um propósito, falta de conhecimento pessoal e por aí vai. Essa trilha é o início de um movimento com o intuito de dar ferramentas e suporte para nossas mulheres conseguirem usar seu potencial para seu próprio bem”, destaca Laís Xavier, fundadora do Tech Woman. 

INCLUSÃO
Durante o Tech Woman, as mulheres participantes também poderão contar com uma mentoria realizada por profissionais voluntárias de tecnologia que estarão à disposição para compartilhar sua expertise.

Inscrições já estão disponíveis para as mulheres | Foto: Tech Woman/DivulgaçãoInscrições já estão disponíveis para as mulheres | Foto: Tech Woman/Divulgação

As sessões terão duração média de 30 minutos para cada interessada em aperfeiçoar seus conhecimentos. Serão 210 slots de mentoria (um a um) oferecidos em diversas áreas de atuação da tecnologia por profissionais da área. 

Como forma de promover a inclusão e aperfeiçoamento de mais mulheres, o Tech Woman disponibilizará lotes de acessos gratuitos para uma parcela da sociedade. Além dos ingressos, vouchers de alimentação também estarão disponíveis para quem está em vulnerabilidade social. 

O evento contará ainda com área kids, onde as crianças poderão ficar ao longo do evento, possibilitando que as responsáveis aproveitarem ao máximo a programação. 

Segundo Kássia Alcântara, também fundadora da ação, a iniciativa chega à sua terceira edição com o mesmo propósito inicial: oferecer mais diversidade na área de TI. 

“Mulheres chegando nesses espaços podem mudar a realidade de altos cargos que são predominantemente ocupados por homens. As duas primeiras edições foram um sucesso e queremos continuar com esse estímulo e empoderamento profissional porque acreditamos que é possível, sim”, completa. 

PARTICIPAÇÃO
As mulheres interessadas em participar do evento devem realizar a inscrição por meio do site techwoman.rec.br

A plataforma também será usada para a liberação do acesso social para mulheres em vulnerabilidade que não podem arcar com o valor da inscrição regular.

Veja também

Newsletter