Sáb, 13 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Livro retrata a poesia contemporânea de resistência feminina no Pajeú

Feminismo, política e saudade são apenas algumas das temáticas presentes na obra, “Virada num mói de Cuento"

O título “Virada no mói de Cuento” tem plena razão de existir: quem conhece a poetisa e declamadora Dayane Rocha, 29 anos, à primeira vista descreve a mesma como, de fato, “virada no mói de coentro”, tal intensa ela pode parecer. Mas com um pouco mais de intimidade, é possível entender que, talvez, a imagem de furacão seja um escudo para se proteger das intempéries que mulheres na poesia são submetidas todos os dias no Pajeú.

“O nome também surge da forma como conquistei meu espaço através de muita luta como mulher. Embora nascida no Pajeú mas não sendo de uma família tradicional de poetas, ainda levei certo tempo até que fosse aceita ali no meio. Tudo isso está em síntese no título”, descreve.

Com lançamento marcado para o próximo sábado (19 de julho), em Brejinho de Tabira, a partir das 20h, o livro será apresentado junto com uma série de produtos atrelados à estética e temática da publicação, como porcelanas, lenços, cangas e saia, além de peças de barro produzidas em parceria com a Associação Mulheres de Barro de Santa Terezinha e as almofadas produzidas por mulheres de Brejinho de Tabira. O livro pode representar a primeira publicação da artista, mas não é sua primeira imersão no mundo das letras: muito pelo contrário. 

“O livro nasceu moldado da poesia metrificada do Pajeú, tendo como referências Severina Branca, Nita Catota, Rafaelsinha, Luzia Batista, Carmen Pedrosa, entre tantos outros gênios. Por ser naturalmente do Pajeú e ter aprendido a ouvir a poesia através do vento, me inspirou e me instigou a escrever a poesia metrificada, como é conhecido hoje o meu trabalho”, comenta

A publicação tem 170 páginas, com poesias que dialogam com as xilogravuras do artista plástico Marcos Pê e um site produzido pelo artista Fito Araújo, onde estão armazenadas informações da artista, participações em mesa de glosas e em eventos em geral. Já o prefácio da obra é da também poetisa Elenilda Amaral. Além do lançamento dia 19/7, o livro estará disponível para venda no site https://www.poetisadayanerocha.com.br/, que também manterá atualizada a biografia da artista e sua agenda de eventos, além de venda dos produtos derivados do livro.

Veja também

Newsletter