O conceito científico "Blue Mind" comprova que a praia promove efeitos terapêuticos
O ambiente costeiro, com sua brisa rica em íons negativos, som das ondas, água salgada, cores naturais e exposição solar controlada, age como um remédio natural
Já ouviu falar no estado conhecido na neurociência como “mente azul” (Blue Mind)? A ciência explica o efeito praia que vai muito além do descanso, podendo ser um estado levemente meditativo, afinal estar à beira-mar reduz o estresse, melhora o humor e estimula a criatividade. A teoria mostra que sons e cores do oceano ativam áreas do cérebro ligadas à calma e à felicidade.
O termo "Mente Azul", popularizado pelo biólogo marinho Wallace J. Nichols, refere-se ao estado meditativo e de bem-estar que as pessoas experimentam quando estão perto, dentro, sob ou sobre a água. É a sensação de calma, tranquilidade e relaxamento que a água pode induzir, promovendo a clareza mental. A praia atua como um verdadeiro “remédio natural”. Inclusive, pesquisas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, apontam que pessoas que vivem ou frequentam o litoral com frequência apresentam menores índices de estresse e melhor saúde mental. Mas por quê?
É que a brisa marítima, rica em íons negativos, ajuda a equilibrar os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar; O som rítmico das ondas induz o cérebro a estados semelhantes à meditação; A água salgada estimula a circulação, suaviza inflamações e revitaliza a pele; As cores naturais, como o azul do mar e o bege da areia, reduzem a atividade cerebral ligada à ansiedade, além da exposição controlada ao sol, que estimula a produção de vitamina D, essencial para o humor e a imunidade.
Aliado a tudo isso tem o estado de paz associado à água do mar. Segundo estudo conduzido pela Universidade de Plymouth, no Reino Unido, em parceria com o National Marine Aquarium, mostrou que observar um aquário com vida marinha por pelo menos 10 minutos reduziu significativamente a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de melhorar o humor dos participantes. O estudo teve um detalhe interessante: quanto mais rica e variada era a vida no aquário, maior era o efeito relaxante — o que reforça a ideia de que ambientes aquáticos naturais (ou simulados) têm um impacto fisiológico real sobre o bem-estar.
A teoria da Mente Azul sugere que podemos usar a água como uma ferramenta para melhorar nosso bem-estar mental e físico, seja através de atividades como nadar, caminhar à beira-mar, ou simplesmente desfrutar do som das ondas. Ou seja, já se foi o entendimento que praia é apenas sobre relaxar. É sobre regenerar e renovar as energias.
Pensando nisso, a Pozi realiza edição do Pozi Presença Noronha pra que a gente possa se alimentar da energia praiana da ilha. Será no primeiro final de semana das férias de dezembro (05 a 08/12) e no feriado de Nossa Senhora da Conceição com aulas de ioga, contemplação da natureza, passeios de barco e de 4×4. A viagem será realizada em parceria com a Target Tour, que tem mais de 15 anos de atuação no mercado. As vagas são limitadas. Mais informações: 81 99908-6248 ou http:// http://www.instagram.com/pozicriativa.



