Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Vida Plena

Tendinite e artrose são problemas mais comuns do tornozelo

A articulação acometida por essas condições pode apresentar dor, inchaço e roxidão

Região do joelho requer cuidadosRegião do joelho requer cuidados - Freepik

A articulação do tornozelo tem significativa importância para o corpo humano. É ela que faz a ligação entre a perna e o pé, possibilitando a realização de caminhadas, práticas esportivas e demais atividades que demandam equilíbrio e estabilidade corporal.

Veja o vídeo

Porém, qualquer problema que atinja essa região pode comprometer ou impactar diretamente a qualidade de vida do paciente, como explica a ortopedista do Hospital Jayme da Fonte, Clarissa Monteiro.

“Existe uma faixa etária que a gente chama de ‘jogadores de finais de semana’. Para esse grupo, um dos principais problemas é a tendinite do tendão de Aquiles, que pode causar rupturas e também as artroses. O homem que tem mais de 50 anos, que pratica atividade física e está até com um pouco de sobrepeso, acaba por sobrecarregar esse local e gerar artrose e dores crônicas”, destaca.

Clarissa Monteiro diz que forçar articulações pode lesionar articulações. Foto: Arthur Botelho/Folha de Pernambuco 

Sintomas
Os pacientes que apresentam problemas no tornozelo podem identificar diversos sintomas como dor, inchaço e roxidão. Com isso é recomendável, ao perceber essas características, segundo o Ministério da Saúde, que as atividades físicas sejam suspensas. É preciso evitar apoiar o pé no chão.

A especialista Clarissa Monteiro aconselha ainda que as pessoas que praticam atividades como corrida, academia, futebol, entre outros, sentindo dores ou incômodos, coloquem gelo na área por 30 minutos a cada hora, e procurem um médico. Forçar a articulação pode ser um perigo e há fortes riscos de causar lesões mais graves.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, cerca de 15 a 20% das entorses de tornozelo podem evoluir com alguma complicação, como a instabilidade ligamentar crônica, que pode ser tratada com fisioterapia e procedimentos cirúrgicos, em casos mais complexos.

Prevenção

Para se proteger contra qualquer problema no tornozelo, como fraturas, lesões, entorses, entre outros, é preciso que o paciente evite alguns pontos que podem ser prejudiciais à saúde, como alimentação e hábitos de vida.

“Antes de praticar atividade física, procure o médico, tire todas as dúvidas e veja como é que está essa saúde, tanto da articulação quanto do corpo em geral. A segunda dica é usar um tênis adequado para aquela função. Se vai praticar uma corrida, tem um tênis específico. Se vai praticar um esporte, como o futebol, tem outro tipo de tênis. Além disso, tem a alimentação adequada, equilibrada e a hidratação. São ótimas dicas para uma boa função da articulação”, finaliza.

Ouça o podcast

Veja também

Newsletter