Banda pernambucana Abulidu lança single e clipe “Quilombo Urbano"
Nascido no fim de 2019, grupo musical afro-brasileiro apresenta primeiro trabalho autoral
A banda pernambucana Abulidu lança o seu primeiro trabalho nas plataformas digitais — single e clipe “Quilombo Urbano” —, nesta quinta-feira, 13 de maio, ressignificando a data referente à "Abolição da Escravatura", com resistência e luta pela igualdade e combate ao racismo.
A faixa “Quilombo Urbano” foi “adubada” (mixada e masterizada) pelo produtor musical pernambucano Buguinha Dub, de Olinda, que reúne experiências com bandas e artistas consagradas como Racionais MC’s, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, BaianaSystem, etc. Já o videoclipe, gravado em Olinda (Carmo, Prudente de Morais, Treze de Maio, Mosteiro de São Francisco e Alto da Sé) e no Centro Cultural do Grupo Bongar, no Xambá, contou com direção/roteiro de Rennan Peixe, cineasta, professor e fotógrafo.
O nome Abulidu surgiu da junção dos verbos transitivos abolir e bulir (gíria do Nordeste). A banda nasceu no fim de 2019, quando Hélio Machado, da comunidade Suvaco da Cobra, no município de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), se reconheceu negro no Museu da Abolição, no bairro da Madalena, no Recife. Em seguida, encontrou outros cinco músicos pretos de origem periférica que também levantam a bandeira do movimento negro. Todos são pernambucanos.
Leia também
• Itaú Cultural: Banda de Pau e Corda se apresenta no Palco Virtual
• Banda Guma lança a música 'Jugular' nas plataformas digitais
• Vocalista do Scorpions reage às versões em forró de músicas da banda
Além do cantor e compositor Hélio, a banda Abulidu é formada pelas percussões de Thúlio Xambá, do grupo Bongar, e Arnaldo Monte, do Coco de Zeca do Rolete, pelo violão de Paulo Alves, músico de Siba Carvalho e integrante da banda 4éPAR, pela guitarra de Rogério A. Martins e pelo baixo de Raphael César. O grupo ainda tem o apoio do ator, diretor e dramaturgo Anderson Leite, de Adiliane Batista e Renata Mesquita para elaboração de projetos/editais.
“Abulidu é uma panela preta sonora cheia de ingredientes que representa a cultura afro-brasileira. A gente vê nessa periferia um terreno fértil para criações sobre a poética das populações marginalizadas. Abulidu faz da música uma mola propulsora para conectar seus pares, suas realidades e suas histórias”, define Hélio.
O grito da Abulidu passa das composições para o seu canto e quem escuta faz uma viagem às raízes africanas. A banda traz em sua sonoridade vários estilos musicais, como raga, bregafunk, rap, afrobeat, hip hop, maracatu, embolada e outros ritmos da cultura afro-brasileira.

