Cantor e compositor Accioly Neto ganha tributo em disco duplo
Álbum está sendo gravado em estúdios musicais no Recife e em outros locais, e conta com uma série de participações especiais, em projeto liderado pela filha do cantor, Talitha, e seu esposo, o músico André Macambira
São trinta faixas, algumas contendo músicas inéditas e não tão conhecidas, e várias trazendo sucessos que ficaram famosos nacionalmente, sendo inclusive veiculados nas trilhas sonoras de novelas e filmes. As participações especiais são muitas - "e ainda ficou gente de fora", como confessa Talitha Accioly, triplamente envolvida no projeto do álbum duplo em homenagem a Accioly Neto: é filha, produtora e uma das cantoras do disco.
Junto com Talitha, feras do porte de Fagner, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Flávio José, Chico César, Mariana Aydar, Almério, Lucy Alves, Petrúcio Amorim, Flaíra Ferro, Maciel Melo, Santanna O Cantador, Isadora Melo, Clayton Barros e Silvério Pessoa estão nos estúdios, neste momento, registrando suas vozes. O lançamento está previsto para janeiro de 2019.
Leia também:
Elba Ramalho reverte cachê para orquestra de pífanos em Caruaru
Fagner, Almério e filho de Gonzaguinha cantam no Recife
Governo do Estado divulga aprovados do Funcultura da Música
Atualmente mais conhecido por seus forrós, Accioly Neto começou a se destacar em 1981, quando foi finalista do prêmio de música MPB Shell, com a música "Paraíso das Hienas" (interpretada na época pelo falecido cantor Jessé, ela será regravada por Zeca Baleiro).
Accioly era conhecido pela qualidade e quantidade de sua produção. "Se brincar, tem mais de mil músicas registradas. Ele compunha muito, todo dia", recorda Talitha, destacando que uma das fases em que isso se intensificou se deu a partir de 1991, quando ele sofreu um grave acidente de carro e se viu obrigado a passar vários meses se recuperando, afastando-se da rotina de shows.
O cantor e compositor faleceu precocemente, por conta de um aneurisma cerebral, aos 50 anos. Desde então, Talitha e a mãe, Tereza, se empenham em perpetuar sua obra. "Este é um disco muito importante justamente por isso. As pessoas não estão simplesmente se reunindo para homenagear a pessoa dele, mas em torno de sua obra", analisa a produtora.
Em família
O disco envolve, indiscutivelmente, uma grande carga afetiva e familiar. Foi idealizado pelo músico André Macambira, casado com Talitha, e proposto por esta ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura da Música), do qual obteve financiamento.
Tereza, que também é produtora musical e acompanhou toda a carreira do marido, ajudou Talitha a selecionar músicas menos óbvias para integrar o set list. "Tem uma faixa que eu não conhecia, ela desencavou de um compacto antigo, gravou o áudio e enviou pra gente ouvir. Outras são músicas que ele amava, mas que nunca ninguém gravou", conta.
Os arranjos, a cargo de Juliano Holanda, Renato Bandeira, Júlio Cezar e Yuri Queiroga, às vezes, mantêm o tom original e em muitos casos, recriam os registros. Enquanto acompanha o processo, Talitha tem uma preocupação: "falta definir a música que eu vou gravar, tem que ser algo que seja bem simbólico e que ninguém tenha escolhido ainda", ri.
Idealizado como um álbum simples, a grandiosidade de Accioly Neto fez com que se tornasse um disco duplo. O projeto quer divulgar sua obra, e inclui ainda um site, onde o público poderá ter acesso a vídeos, discos e fotografias do artista, além de fazer gratuitamente o download do novo CD.
Confira abaixo alguns sucessos de Accioly Neto.

