Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
LUTO

Cantora francesa Nicole Croisille morre aos 88 anos

A multiartista e dona do sucesso "Un homme et une femme" ficará marcada na memória popular.

A cantora francesa Nicole Croisille se apresenta na Salle Pleyel em Paris em 27 de fevereiro de 1980A cantora francesa Nicole Croisille se apresenta na Salle Pleyel em Paris em 27 de fevereiro de 1980 - Foto: MARCEL BINH / AFP

A cantora e atriz francesa Nicole Croisille, intérprete do grande sucesso dos anos 1960 'Un homme et une femme' , morreu aos 88 anos, anunciou seu empresário nesta quarta-feira (4).

A canção fez parte da trilha do filme de mesmo nome (Um Homem, Uma Mulher), dirigido por Claude Lelouch em 1966, e seu refrão 'dabadabada' marcou toda uma geração.

A música fez tanto sucesso quanto o romance, interpretado por Anouk Aimée e Jean-Louis Trintignant, Palma de Ouro em Cannes e Oscar de Melhor Filme Internacional em 1966.

Gravou cerca de 20 álbuns e sucessos como "Parlez-moi de lui" (1973), "Une femme avec toi" (1975) ou "Téléphone-moi" (1975).

Nasceu em 9 de outubro de 1936 em Neuilly-sur-Seine e começou como bailarina aos 17 anos, no corpo de baile da Comédie-Française.

Ao longo de sua carreira, inspirou-se em compositores também franceses como Francis Lai, que criou a canção de "Um homem, Uma mulher", além de nomes do jazz e rhythm and blues como o americano Ray Charles.

Veja também

Newsletter