Casa da Rabeca abriga o tradicional Encontro de Cavalo Marinho
Maciel Salú, cantor, compositor e rabequeiro, mostra seu show, nesta segunda-feira (25), na Cidade Tabajara, em Olinda
A Casa da Rabeca, em Olinda, é o lar de Maciel Salú desde que ele consegue se lembrar. Lá, produziu sua primeira música de rabeca, instrumento que passa, em sua família, como que herança e tradição. Nesta segunda-feira (25), o cantor, compositor e rabequeiro, um dos muitos filhos de Mestre Salu que seguiu a carreira artística, apresenta seu mais recente espetáculo na "casa" de origem, às 20h, durante o 23º Encontro de Cavalo Marinho.
"A rabeca é um instrumento muito especial, mexe com muitas pessoas e vem da tradição da minha família. Meu avô, João Salustiano, juntamente com meu pai, Manuel Salustiano, foi meu grande incentivador no instrumento", relembra Maciel, que toca desde os 16 anos. O instrumento, que é conhecido pela sua sonoridade peculiar, seu som cru e barroco de instrumento popular, ganha, nas mãos do artista, uma fusão entre o tradicional e o contemporâneo, seja pelo uso dos efeitos eletrônicos de pedais, seja por se atrelar a ritmos inusitados que fazem parte do repertório pessoal e cosmopolita do músico.
Maciel sobe aos palcos com a ânsia de apresentar ao Brasil um espetáculo repleto de criatividade, sentimento e beleza. Desta forma, o cantor espera não apenas encantar a plateia, mas cumprir sua missão como fiel difusor da arte, legado e garra da música autoral pernambucana.
Música, teatro, coreografias e falas improvisadas fazem parte das apresentações de cavalo marinho - Crédito: Ana Lira/Divulgação
Em turnê que roda o Brasil, passando por estados como São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, Salú procura celebrar a rabeca de uma forma única, reinventando o jeito que o instrumento é apresentado. "Sempre gosto de estar experimentando o novo, o moderno. Temos muito cuidado na forma de usar música eletrônica para não perder a identidade, mas tem sido muito positiva essa questão", afirma, que já fez parcerias com DJ Dolores, Isaar, Fábio Trummer, Jam da Silva e Orquestra Santa Massa, com as quais ganhou um BBC Awards, um Prêmio Tim de melhor álbum e um Prêmio Multicultural Estadão.
Nesta segunda-feira, o Encontro de Cavalo Marinho marca o ciclo de comemorações natalinas da Casa da Rabeca. O evento é realizado pelo espaço desde 1995, por iniciativa do Mestre Salustiano, pai de Maciel. Desde o falecimento do rabequeiro, em agosto de 2008, o evento vem sendo realizado por seus filhos e netos, em um movimento de reafirmação das raízes culturais na contemporaneidade. Música, teatro, coreografias e falas improvisadas fazem parte das apresentações de cavalo marinho, que fazem, homenagem aos Reis Magos.
Serviço
Encontro de Cavalo Marinho, com show de Maciel Salú
Nesta segunda-feira (25), às 20h
Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, em Olinda
Gratuito

