Sáb, 27 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Lia de Itamaracá

Centro Cultural de Lia: leilão virtual de obras de arte vai captar recursos para reerguer espaço

Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL), da cirandeira Lia de Itamaracá, foi destruído pelas chuvas em 2014

Lia de Itamaracá Lia de Itamaracá  - Foto: Ytallo Barreto / Divulgação

O Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL), da cirandeira Lia de Itamaracá, vai ganhar apoio de pelo menos 25 nomes da arte carioca para sua reconstrução, no leilão virtual marcado para próxima quinta-feira (14), com catálogo de peças contemporâneas de pintores e artistas plásticos cariocas. A captação de recursos vai servir para reerguer o espaço destruído pelas chuvas em 2014.

Nomes como Mulanbo, PV Dias, Vicente de Mello e Márcia Falcão, entre outros, integram o rol de colaboradores que doaram obras ao leilão, cuja curadoria é de Aldones Nino, adjunto à frente do Colegium, em Arévalo, na Espanha, além de Andressa Rocha, historiadora da arte e mestranda em História e Crítica de Arte pelo programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

O Centro Cultural
O espaço Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL) foi erguido para explorar a arte de Lia de Itamaracá, a ciranda. Aberto em 2005, teve as atividades encerradas cinco anos depois e com as chuvas de 2014, a estrutura de madeira e de palha de coqueiro que sustentava a estrutura, foi derrubada.

 

Crédito: Arthur de Souza

Na programação do CCLE havia atividades diversas e gratuitas, a exemplo de oficinas de percussão, confecção de instrumentos e cerâmica e cursos profissionalizantes de confecção de doces artesanais, além de penteados afro. O local também era ponto de encontro de artistas locais e grupos de tradição popular.

Projeto sustentável
O projeto de reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia de Itamaracá é baseado em conceitos de sustentabilidade. A palhoça principal já foi erguida, mas ainda faltam o palco, a cozinha para funcionar como escola de culinária, além do bar e banheiros, que vão receber tecnologia para transformar dejetos em biogás. Instalação de placas solares com o objetivo de não poluir a praia também está no projeto.

Serviço
Leilão para captar recursos para a reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia (CCLE)
Quinta-feira (14), na internet, com lances iniciais às obras de R$ 1.340 e R$ 16mil
Catálogo e informações: www.blomboleiloes.com.br

 

Veja também

Newsletter