Edgar Costa Neto estreia como escritor
Autor lança seu primeiro romance neste sábado (19), no Espaço Cultural Casa da Rua, em Casa Forte
“Quando a maioria das pessoas pensa na morte, no tipo de morte associada à velhice, imagina um gradual declínio durante o qual será possível refletir sobre a vida, fazer emendas, talvez concluir leituras ou fazer uma viagem sempre adiada. Mas a morte tem sua própria agenda e, frequentemente, nela há pouco ou nenhum tempo para gestos conclusivos.”
As primeiras frases do romance “O chão de outra casa”, de Edgar Costa Neto, lançado neste sábado (19), às 19h, no Espaço Cultural Casa da Rua, em Casa Forte, tem um tom de melancolia, mas são fruto de um trabalho de quem quer compartilhar o prazer da leitura sobre um outro ponto.
Alguns escrevem para não morrer e outros para serem lidos. “Acredito que pertença muito mais ao segundo grupo. As pessoas, ao meu ver, procuram na literatura, e no entretenimento, formas de se relacionar com outras pessoas, se comunicar”, conta o escritor. “Ainda estou esperando para sentir a recepção do público, mas os personagens são pessoas como a gente, uma história de coisas humanas, fácil de se identificar”, continua Neto.
O enredo, construído em cima de um triângulo amoroso - entre Rodrigo, Renata e Pedro -, se passa principalmente no Recife, nas Graças e em Casa Amarela. “Acho que isso se dá menos por inspiração que pela necessidade de manter essa história bem próxima a mim. Senti logo cedo que eu tinha que reconhecer bem esse ambiente, ou não conseguiria fazer meus personagens transitarem nele”, explica o autor.
A trama ainda traz uma relação delicada em paralelo. Moacir, pai de Renata, protagonista, se encontra viúvo de uma esposa viva, vítima de um AVC. “Ele vai se encontrar numa situação de como se estivesse solteiro e vai passar a experimentar coisas que nunca tinha feito”, revela Neto.
Serviço:
Lançamento do livro “O Chão de outra casa”, de Edgar Costa Neto
Neste sábado (19), às 19h
Na Casa da Rua - Espaço cultural (Rua Dona Ada Vieira, 112 , Casa Forte)
Entrada gratuita
Livro: R$ 40 (durante o evento)

