Em velório de Dona Ivone Lara, roda de samba e artistas homenageiam a sambista; veja fotos
Dona Ivone Lara estava internada desde a última sexta-feira no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Rio de Janeiro, com um quadro de anemia
O velório da sambista Dona Ivone Lara, que morreu na madrugada desta terça-feira (17), aos 97 anos, no Rio de Janeiro, teve samba e cerveja. O corpo está sendo velado nesta tarde, na quadra do Império Serrano, escola do coração de Dona Ivone, em Madureira, na zona norte do Rio. Dona Ivone Lara estava internada desde a última sexta-feira (13) no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, com um quadro de anemia.
Integrantes da escola fizeram uma roda de samba ao lado do caixão. Em coro, a quadra cantou sucessos da compositora, como "Sonho Meu" ("Sonho meu, sonho meu / Vai buscar quem mora longe, sonho meu"), "Acreditar" ("Acreditar, eu não / Recomeçar, jamais / A vida foi em frente / você simplesmente não viu que ficou / Pra trás") e "Alguém Me Avisou" ("Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho"). A quadra está cheia de populares desde o início da tarde.
A cantora Alcione veio prestar homenagem. "Vim agradecer a Dona Ivone por ter existido", disse ela. Alcione comentou também o pioneirismo de Dona Ivone como mulher compositora: "ela já nasceu empoderada."
Leia também
Sambista Dona Ivone Lara morre aos 97 anos no Rio
O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), que é grande apreciador de samba, também esteve no velório. "Estou aqui como amigo e admirador. Eu às vezes ia na casa dela cantar um pouco. É uma pessoa que sempre foi uma ídola minha", disse o ex-prefeito.
Sobre o caixão foram estendidas bandeiras do Império Serrano e do clube de futebol America, pelo qual Dona Ivone torcia.
A sambista será enterrada nesta terça-feira, no cemitério de Inhaúma, na zona norte do Rio.
“O artista não morre”
Emocionado com a morte de Dona Ivone Lara, o cantor Zeca Pagodinho disse em vídeo nesta terça-feira (17) que o artista continua vivendo. "O artista não morre, ele muda de lugar, a música está aí, continua viva na nossa memória e emoções", defendeu. Ele lembra que já conhecia Dona Ivone Lara quando começou a cantar samba e se disse fã de "Sonho Meu", clássico da sambista.
Em áudio, Maria Bethânia agradeceu a confiança de Dona Ivone Lara em permitir que ela, ao lado de Gal Costa, gravassem "Sonho Meu". "O céu está verde e branco luminoso e puro ouro para receber a rainha Dona Ivone Lara, minha querida amiga, muita saudade dela, muita falta que ela fará ao samba", disse. "Que o céu esteja em festa nesse momento, cantando esse samba", disse Xande de Pilares, cantando e tocando "Sorriso de Criança", faixa da sambista.
Gal Costa lamentou a morte e relembrou uma ocasião que cantou junto com Dona Ivone Lara no palco da Bahia, durante o PercPan, "ainda quando Naná Vascolncelos era vivo, eu, ela e Gil. Ela era uma pessoa adorável, uma grande intérprete e nunca vou esquecer do grande sucesso que gravei no disco de Bethânia 'Sonho meu', que é música dela, e foi uma grande sucesso no Brasil. Essa música é linda e até hoje todo o povo brasileiro canta. É com muita tristeza que recebo essa notícia. Espero que ela esteja bem onde estiver, com certeza ela vai estar porque era uma pessoa linda."
Nas redes sociais, personalidades e representantes de escolas de samba lamentaram a morte da sambista. "Não acredito em sua morte, hoje você se mudou pra um lugar mais bonito, pois é eterna a nossa terna mãe baiana", disse o sambista Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, lembrando o show realizado no último dia 15, em ocasião do aniversário da cantora dois dias antes.
O cantor Dudu Nobre agradeceu Ivone pelos ensinamentos ao longo da vida. "Obrigado por tudo, Dona Ivone Lara. As bênçãos, os ensinamentos, as conversas, os sambas, a poesia. Descanse em paz, 'Grande Dama do Samba'."
A artista e compositora Ana de Hollanda enfatizou o lado pioneiro de Ivone em ser sambista "numa época em que os terreiros de samba eram domínio dos homens". A sambista e deputada estadual Leci Brandão (PC do B-SP) também mostrou reverência à cantora. "Madrugada triste, meu coração está apertado... Nossa amiga e mestre, Dona Ivone Lara, nos deixou. Já sinto saudades, descanse em paz rainha!"
A cantora Maria Rita disse estar sem palavras com o ocorrido. A cantora Claudia Leitte escreveu "Dona Ivone, a grande Dama do Samba do Brasil! Uma mulher incrível que hoje "mora nos braços da paz". Obrigada por ser inspiração para nós, por ser uma mulher porreta!! Vá em paz, Rainha!"
O cantor e compositor de samba, Pericles homenageou Dona Ivone com uma foto no Instagram. "Descanse em paz Dona Ivone Lara". Dudu Nobre escreveu um trecho do samba "Sonho Meu" e agradeceu Dona Ivone.
Glória Perez lamentou a morte. "Hoje o samba fica mais triste", escreveu a escritora. O cantor Thiaguinho escreveu que acordou triste com a notícia da "perda de mais um grande nome da nossa música brasileira".
Zélia Duncan postou um vídeo do primeiro encontro com Dona Ivone e disse que estava "tímida com tanta honra". "Obrigado Dona Ivone Lara, eterna rainha", escreveu o rapper Emicida. "A Rainha do Samba se foi e vai deixar muita saudade. Mas o seu exemplo e seus sambas extraordinários continuarão a fortalecer as mulheres, os negros, o Brasil e o povo brasileiro", escreveu Daniela Mercury no Twitter.
A Rainha do Samba se foi e vai deixar muita saudade. Mas o seu exemplo e seus sambas extraordinários continuarão a fortalecer as mulheres, os negros, o Brasil e o povo brasileiro. Salve Dona Ivone Lara! Motumbá! #Axe! #despedida #rainhadosamba #donaivonelara
Mumuzinho agradeceu o legado deixado por Dona Ivone "para mim, para os nossos filhos, netos e muitas outras gerações". "Tem gente que pode nascer em diferentes lugares, mas essa nobreza é a mesma, sentida nos grandiosos mestres de poderosa existência! Basta olhar e você sente essa essência", escreveu no Twitter a cantora Vanessa da Mata.
O deputado federal Jean Willys (PSOL-RJ) postou uma foto da cantora e a definiu como "a pureza do samba!". "Descanse em paz rainha", escreveu o funkeiro Buchecha. A atriz Lúcia Veríssimo postou a música "Nasci para Sonhar e Cantar".

