Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco é opção de lazer e cultura nas férias de julho

Evento chega à 14ª edição com 13 peças infantojuvenis em quatro teatros do Grande Recife, até o fim do mês

"O pequeno príncipe", da Cia. do Riso"O pequeno príncipe", da Cia. do Riso - Foto: Divulgação

As férias de julho chegaram e com elas um problema para quem é pai ou mãe: como preencher o tempo ocioso das crianças? Em vez de permitir que elas passem todo o tempo livre mergulhadas nos aparelhos tecnológicos, que tal levá-las para assistir a um espetáculo teatral.

A partir deste sábado (1º) e até o dia 30 de julho, ocorre a 14ª edição do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE). A programação leva 13 peças infantojuvenis aos palcos de quatro teatros da Região Metropolitana do Recife. Confira a programação completa.

"Esse é um projeto cultural que foi concebido por profissionais das artes cênicas para valorizar os pequenos. É um evento que trata a criança como um ser social", afirma a atriz e produtora Edvane Bactista, sócia da Métron Produções, empresa que organiza o festival. "Em paralelo ao cuidado com a infância, temos a intenção de contemplar os artistas que trabalham para esse público. O objetivo é ecoar essa produção que sempre foi efervescente em Pernambuco", completa.

Com dificuldades para conseguir apoio financeiro público ou privado, esta edição do festival está sendo bancada pelos próprios produtores e artistas. A falta de patrocínio refletiu diretamente na programação deste ano, que conta com um número menor de atrações, nenhuma de fora do estado.

"Ao longo de mais de uma década, o que nós aprendemos é que haverá anos em que conseguiremos formatar edições bem recheadas, com espetáculos nacionais, mas nem sempre será possível. O importante é que as crianças continuem tendo acesso à arte do teatro", diz Edvane.

A abertura do FTCPE fica por conta de "Sebastiana e Severina", que ganha duas sessões no Teatro de Santa Isabel, neste sábado e domingo. Baseado no livro homônimo do pernambucano André Neves e dirigido por Claudio Lira, o espetáculo conta a história de duas amigas rendeiras que alimentam o mesmo sonho: casar.

Também estão na programação as montagens "Pinóquio e suas Desventuras" (Cênicas Cia. de Repertório), "Meu Reino por um Drama" (Métron Produções), "O pequeno príncipe" (Cia. do Riso), "João e o pé de feijão" (Capibaribe Produções), "Três contos mágicos" (Humantoche Produções), "Pluft, o fantasminha" (Cênicas Cia. de Repertório), “O Fantástico Mistério da Feiurinha” (Cia Individual de Teatro), “Branca de Neve” (Humantoche Produções), “Ariel, Uma História dos 7 Mares” (Humantoche Produções), “Malévola e Aurora em Uma Bela Adormecida” (Capibaribe Produções), “A Bicharada” (Grupo Tam-Tam de Teatro) e “Os 3 Super Porquinhos” (Roberto Costa Produções).

Reverência

Com 39 anos de carreira, a atriz, diretora, dubladora, locutora, preparadora de elenco e produtora é a homenageada desta edição do festival. Nascida em Goiás, a artista vive no Recife desde 1984. Na capital pernambucana, ela participou de mais de 40 produções teatrais, entre trabalhos voltados para os adultos e infantojuvenis. "Hipopocaré" (1985), "Maria Borralheira" (1988), "A ver estrelas" (1990) e "Caxuxa" (1991) estão entre as produções para crianças nas quais Cida atuou.

Serviço

14º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco
Deste sábado (1º) até 30 de julho, sábado e domingos, às 16h30
R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 98859-0777 | 99418-0025

Veja também

Newsletter