Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Festival de Teatro para Crianças é um dos roteiros das férias

A partir deste final de semana, o Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco inicia sua programação com 14 peças ao longo do mês de julho

Os Saltimbancos Os Saltimbancos  - Foto: Divulgação

O Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco chega a sua 15ª edição mais uma vez no mês de férias para divertir a criançada com peças infantis e oficinas musicais. A abertura do evento ocorre neste sábado, no Teatro de Santa Isabel, com o musical "Os Saltimbancos" e se estende até o último final de semana de julho.

Com uma programação repleta de clássicos infantis como "Chapeuzinho Vermelho" a "Alice no País das Maravilha", o festival já se consolidou como uma boa opção para os pais e as crianças prestigiarem os espetáculos. 

Com 14 peças na programação em quatro palcos diferentes - Teatro de Santa Isabel, Teatro Luiz Mendonça, Teatro Barreto Júnior e Teatro Experimental Roberto Costa - de modo a descentralizar as apresentações, a proposta da curadoria visa valorizar as companhias cênicas e os coletivos teatrais, ofertando ao público opções em vários teatros da Região Metropolitana do Recife.

Segundo Ruy Aguiar, diretor e responsável pela curadoria do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, a ideia principal é movimentar a cadeia produtiva das artes cênicas no Estado.

O dramaturgo Luiz Felipe Botelho foi o escolhido pela organização para ser o homenageado desta edição. Com um trabalho dedicado ao teatro e ao cinema, Luiz Felipe ministra oficinas para novos dramaturgos do Estado. "A principal característica de Luiz Felipe é o trabalho de formação que ele faz com novos dramaturgos promovendo vários cursos. Ele é uma pessoa com uma relação muito forte com o teatro", destacou.

Leia também:
Oficina de audiovisual para jovens com vagas abertas
Livro sobre Hilda Hilst mostra sua devoção à arte da escrita

Sobre os desafios em manter por tanto tempo um festival com peças infantis em Pernambuco, Ruy Aguiar afirma que a recepção do público é sempre correspondida, porém a captação de recursos é um grande entrave para viabilizar os espetáculos com facilidade.

A falta de verbas dificultou, por exemplo, que companhias de outros estados pudessem fazer parte da grade de programação neste ano. "Captar recursos para poder realizar o festival, oferecer hospedagem para outras companhias, tudo isso gera um custo maior. Como não pretendemos aumentar os valores dos ingressos, resolvemos manter uma programação local com trabalhos novos e experimentais", explica.

Além dos musicais, o festival irá realizar oficinas com musicas para bebês de seis meses a crianças de três anos e outra oficina para crianças de 6 a 11 anos. Os ingressos serão vendidos nas bilheterias dos teatros parceiros, a partir das 13h deste sábado, com exceção do Teatro de Santa Isabel que começa as vendas nesta quinta-feira.

Mais informações pelo telefone (81) 99418-0025 ou pelo Facebook: Festival de Teatro Para Crianças de Pernambuco.

Serviço:
Quando: de 30 de junho a 29 de julho
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Todas as apresentações tem inicio às 16h30.

Programação

Teatro de Santa Isabel (Praça da República, , 233 - Santo Antônio, Recife - PE)
Abertura : "Os Saltimbancos" (30/6 e 1º/7)
As aventuras de mané gostoso (07/07 e 08/07)
Pinóquio e suas desventuras (14/07)
A Bela e a Fera (21 e 22/07)

Teatro Luiz Mendonça ( Av. Boa Viagem, S/N - Boa Viagem, Recife - PE)
Rapunzel ,um conto enrolado (07/07 e 08/07)
Alice no País das Maravilhas (14/07)
Chapeuzinho Vermelho (21 e 22/07)
Aladim, o musical Recife (28 e 29/07).

Teatro Barreto Junior (rua Est. Jeremias Bastos - Pina, Recife).
Era uma vez na Terra Encantada (07/07 e 08/07)
Violetas da Aurora: o encontro (07/07 e 08/07)
Pocket show: para criança meter o nariz (14/07)
Assim me contaram, assim vou contando (21 e 22/07).
O segredo da arca de Trancoso (28 e 29 de julho)

Teatro Experimental Roberto Costa (Paulista North Way Shopping, Rodovia PE-15, 242 Centro, Paulista).
O Pequeno Príncipe (7/7 e 8/7)
Violetas da Aurora: o encontro (14/07)
Era uma vez no fundo do mar (21 e 22/07)
Alice no país das maravilhas (28 e 29/07)

Veja também

Newsletter