Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CINEMA

Periférica - Mostra de Cinema abre inscrições para oficinas gratuitas

Da próxima segunda-feira (8) até 2 de outubro, evento realiza clico de formação

Periférica Mostra de Cinema oferece oficinas gratuitasPeriférica Mostra de Cinema oferece oficinas gratuitas - Foto: Divulgação/Arquivo Periférica Mostra de Cinema

Estão abertas as inscrições para o ciclo de formação da 4ª edição da Periférica - Mostra de Cinema. Da próxima segunda-feira (8) até 2 de outubro, o evento oferece gratuitamente oficinas, debates e vivências práticas, com vagas limitadas.

Os interessados em participar devem se inscrever de forma online, através do preenchimento de um formulário digital, até a data de realização de cada atividade. Estão sendo ofertadas sete oficinas com conteúdos que abordam as áreas da comunicação e da produção cultural, além de temas como edição de vídeo com celular e noções de acessibilidade, facilitadas por profissionais multidisciplinares.

A mostra Periférica terá exibições de 17 a 21 de setembro, no Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe. Ao todo, 58 filmes foram escolhidos entre 433 inscritos em seis categorias.

O músico e produtor Jeff Juriti e as Tapeceiras de Camaragibe são os homenageados desta edição. Com programação que inclui ainda curtas para estudantes de escola pública, além de uma mostra online, o evento tem incentivo do Funcultura e apoio da PNAB PE.

Confira a programação de oficinas:

“Introdução ao Jornalismo cultural, Editorial e Conteúdo Digital” - Com Profa. Dra. Yara Medeiros (UFMA - Campus de Imperatriz)
De 08 a 10/09 - 10h00 às 12h00
Online
A oficina "Introdução ao Jornalismo cultural, Editorial e Conteúdo Digital" foi pensada para quem quer entender como as mídias se relacionam com o campo cultural. Durante três dias, na modalidade on-line, os(as) participantes terão a oportunidade de ampliar seu olhar sobre aspectos essenciais de planejamento e produção editorial para plataformas digitais.

“Jornalismo Cultural de Fôlego: grande reportagem e aprofundamento” - Com Prof. Dr. Alexandre Maciel (UFMA - Campus de Imperatriz)
De 08 a 10/09 - 18h30 às 20h30
Online
O professor doutor Alexandre Zarate Maciel é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente coordena o grupo de pesquisa Jornalismo de Fôlego, que estuda a prática profissional centrada na elaboração de produtos jornalísticos contextualizados, aprofundados e humanizados desenvolvidos para qualquer mídia.

“Criativismo, Produção e edição de vídeo com Celular” - Com Rebeca Taron, do Observatório Sur / FICAA (AR)
De 10 a 12/09 - 10h00 às 12h00
No EREM Prof. Carlos Frederico (Timbi - Camaragibe)
A oficina "Criativismo, Produção e edição de vídeo com Celular" está direcionada para quem quer criar vídeos criativos e de qualidade de forma prática e econômica. O participante vai aprender a usar seu próprio smartphone como uma ferramenta poderosa para a produção de conteúdo. Focada na gravação e edição, esta oficina dará o conhecimento básico para criar soluções de aprendizagem na modalidade a distância, utilizando apenas recursos de baixo custo.

“Assessoria de imprensa, mídia e comunicação para realizadores, artistas e agentes da cultura popular e periférica” - Com Juliano Muta (Jornalista Cultural da Folha de Pernambuco)
De 15 a 16/09 - 18h30 às 20h30
Online
Esta oficina oferece formação prática e crítica para quem deseja atuar no planejamento e na execução de estratégias de comunicação para fazedores e fazedoras de cultura periféricos, coletivos, instituições públicas, projetos culturais ou sociais, com foco na relação com a imprensa e mídia digital. A oficina apresenta a realidade das redações da mídia tradicional, apontando as melhores práticas de relacionamento com esses veículos, ferramentas e conhecimentos necessários para dar visibilidade da produção cultural periférica nos veículos de imprensa, de forma ética e integrada aos diferentes canais de mídia.

“Produção Independente e Relações Internacionais” - Com Ângelo Fábio (SUDACAS/Periférica) e Negumbi Celistin Sukama (IARPIDI)
De 25 a 26/09 - 18h30 às 20h30
Online
A produção cultural independente consiste na criação e gestão de projetos artísticos sem apoio de grandes empresas ou instituições. No campo das relações internacionais, essa produção exige encontros e conexões entre projetos e instituições do país de interesse. A oficina “Produção Cultural Independente e Relações Internacionais” será um ponto de partida para orientar esses primeiros passos. Com facilitação de Ângelo Fábio (Periférica – Mostra de Cinema) e Nengumbi Celestin Sukama (Instituto Argentino para la Igualdad, Diversidad e Integración – AR), o encontro apresentará experiências, estratégias e caminhos para orientar produtores culturais independentes em suas iniciativas

“Memórias Possíveis: Identidade e Reapropriação de Imagens” - Com Enrique Andrade (Mestrando em História e Multiartista) e A.Silva (Mestre em Ciências Sociais e Historiador)
De 29 a 30/09 - 18h30 às 20h30
Online
A noção de memória, tradicionalmente ligada à história e à cultura, vem ganhando cada vez mais destaque como objeto científico na antropologia. Nesse campo, a memória é vista como um processo dinâmico da identidade, tanto individual quanto coletiva. A oficina "Memórias Possíveis" é inspirada no processo de pesquisa do "Manifesto Ensaio Poético Audiovisual". O objetivo da oficina é despertar nos participantes a importância da memória e da preservação do patrimônio por meio das tecnologias digitais. A oficina abordará, de forma prática, a relação entre a reapropriação de imagens e seus símbolos sagrados, focando na elaboração e execução de roteiros e na concepção de documentários.

“Acessibilidade Cultural e Letramento Audiovisual” - Com Vanessa Bruna, Especialista em Acessibilidade Cultural
Dia 01/10 - 18h30 às 20h30
Online
A oficina Acessibilidade e Letramento Audiovisual convida cineastas, produtores e agentes culturais a repensarem sua forma de criar. Acreditamos que a acessibilidade vai além de cumprir normas: é uma ferramenta de transformação social. Nossa proposta é sensibilizar os profissionais para que a acessibilidade se torne parte da vida e do processo criativo, e não apenas um recurso adicional. Ao aplicar os princípios da acessibilidade comunicacional, você expande o alcance da sua obra, torna o conteúdo mais democrático e enriquece a experiência de todo o público.

*Com informações da assessoria de imprensa. 

Veja também

Newsletter