Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
IAHGP

Instituto Arqueológico Pernambucano comemora 160 anos com evento na APL

Sessão Magna contará com posse de novos associados, entrega de medalhas e apresentação musical

Fachada do IAHGPFachada do IAHGP - Foto: Keila Castro/Divulgação

O aniversário de 160 anos do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) será comemorado neste sábado (2), às 9h, no auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL). A Sessão Magna contará com posse de novos associados, entrega de medalhas e apresentação musical.

O orador da manhã será o associado efetivo e 2º secretário da instituição, George Cabral de Souza, historiador que já presidiu o IAHGP em duas ocasiões (2009-2011 e 2017-2019). Na ocasião, será lembrado também os 198 anos da Confederação do Equador.

“A proposta da comemoração é destacar a força histórico-cultural do Estado. Escolhemos a data de 2 de julho para relembrar o passado heroico pernambucano, rememorando o movimento republicano e constitucionalista que ocorreu em nosso estado, em 1824. A Confederação do Equador está inserida no processo de lutas e conflitos políticos e sociais que culminaram com a independência do Brasil”, destaca George.
 

A cerimônia servirá também para dar posse aos dez novos sócios do IAHGP. São eles: o secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado, Gilberto de Mello Freyre Neto e o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Marcelo Canuto Mendes, como sócios beneméritos; o jornalista e escritor  ngelo Castelo Branco e o pesquisador Ígor Anderson Cardoso Gonçalves, como sócios efetivos; os pesquisadores Cláudia Vicente da Silva, Paulo Henrique Melo Silva Sales, Jean Patrício da Silva e Paulo Victor Figueiredo Alves, como sócios correspondentes; e o diretor do Museu Militar do Forte do Brum, André Gustavo de Pinho Monteiro e o dedicado colaborador do IAHGP há 14 anos, José Cassiano Cabral de Souza, como sócios honorários.

Também haverá a entrega de medalhas aos homenageados. O governador Paulo Câmara será condecorado com a Medalha Frei Caneca. Já a Medalha Conde da Boa Vista será concedida ao falecido associado Limério Moreira da Rocha. O designer Pedro de Albuquerque Xavier receberá a Medalha Confederação do Equador. 

Com entrada gratuita, o evento contará ainda com a apresentação da “Suíte 1817”, do maestro Múcio Callou, inspirada na Revolução Pernambucana. A obra será executada pelo Opus Aram Quarteto. 

Veja também

Newsletter