Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Itaú Cultural

Isaar, Hugo Linns e Leopoldo Conrado na programação do Festival Arte Como Respiro

Festival – Edição Música estreia no site do Itaú Cultural com apresentações de artistas de seis estados

Isaar abre a programação do Festival Arte Como Respiro - MúsicaIsaar abre a programação do Festival Arte Como Respiro - Música - Foto: Humberto Reis

Três nomes da música pernambucana integram a programação da edição Música do Festival Arte Como Respiro, idealizado pelo Itaú Cultural: Isaar, Hugo Linns e Leopolodo Conrado representam o Estado junto a outros artistas de diversas localidades do País.  O evento tem início nesta quarta-feira (9) e segue até o domingo (13), às 20h, no site da instituição (www.itaucultural.org.br).

A iniciativa foi pensada para contemplar o segmento cultural - impactado pela suspensão social no contexto da pandemia do Covid-19 - dentro da série de editais de emergência realizados pela instituição. 

 

Por meio de pocket shows diários, este primeiro recorte musical traz projetos do Amazonas, Bahia, Pará, Pernambuco, Paraíba e São Paulo, com sonoridades que vão desde o rockrap e samba, passando pelo forró e pela música instrumental. As apresentações vão ser intercaladas com os selecionados em artes cênicas e artes visuais. 

Pernambuco – Arte Como Respiro
Isaar abre a programação do Festival ao lado do violonista Rama Om. A dupla apresenta em três canções (“Mundo Afora”, “Os Novos Loucos Anos 20” e “Casa Vazia”) - a musicalidade pernambucana sob as influências dos carnavalescos e do maracatu rural. 

Já Hugo Linns, no show da sexta-feira (11), leva toda a expressão da música instrumental caipira, mesclando entre timbres e efeitos criados com o uso da tecnologia. 

Com o som da viola de 10 cordas e da viola dinâmica, ele traz as composições “Revêur” e “Imaginárias e Os Deuses que Habito são nós Transformados em Som”.

E no domingo (13) o primeiro bloco de programação fecha com a versatilidade do multi-instrumentista Leopoldo Conrado Nunes. O músico - que compõe e escreve arranjos levados pelo groove e ritmos pernambucanos do coco, caboclinho e frevo - convocou instrumentistas locais para interpretar as canções  “Alameda”, “Cinema Boreal” e “Simão”.

Outras linguagens
Iniciado em julho, o Festival Arte como Respiro, com apresentações de artes cênicas, em setembro amplia as linguagens em sua programação virtual, composta pelos trabalhos selecionados nos micro editais em diferentes áreas de expressão, que dão nome ao festival. 

Após a semana de shows musicais retornam os espetáculos de cênicas marcados para acontecer entre os dias de 16 e 20 de setembro, e, na sequência, tem mais uma rodada de música, de 23 a 27. 

No final do mês, a agenda do festival se volta para a estreia da edição Artes Visuais, com três mostras de vídeos selecionados pelo edital na categoria Produção Artes Visuais. 

O tema de abertura é Performance Corpo LGBT. Os contemplados na categoria Série Fotográfica, deste mesmo segmento, começarão a ser conhecidos no segundo semestre, quando a instituição também lançará um catálogo especial do edital.


SERVIÇO: 
Festival Arte como Respiro – Edição Música 
De 9 a 13 de setembro (quarta-feira a domingo), 20h
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br 

Veja também

Newsletter