Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Kylie Minogue erra a mão ao tentar ser country

Cantora australiana Kylie Minogue lançou 'Golden', seu 14º álbum de estúdio

Kylie Minogue envereda por novos caminhos no 'Golden'Kylie Minogue envereda por novos caminhos no 'Golden' - Foto: Christie Goodwin

O amadurecimento de uma artista é sempre algo interessante de se observar, mesmo que isso vá acarretar em uma mudança quase radical na sua carreira. "Golden", o décimo quarto álbum de estúdio da australiana Kylie Minogue, chegou às prateleiras e nas plataformas digitais no começo de abril e é a aposta da cantora pop dentro do country. Ao contrário do "Joanne", da estadunidense Lady Gaga e que foi lançado em 2016, Kylie não hesita em apresentar arranjos completamente voltados às baladas românticas, comuns neste tipo de gênero musical. Contudo, a "Princesa do Pop" não é bem-sucedida e apresenta faixas em sua maioria esquecíveis.

Por mais que a artista deslize no tom do seu novo trabalho, a mensagem do disco se destaca. Na faixa-título, a cantora de 49 anos traz uma ode ao envelhecimento: "Não é velha e não é nova mas é uma história que ainda não foi contada". A canção lenta emociona, e é uma boa contrapartida ao single mais recente, "Raining Glitter". É a canção melhor trabalhada do álbum, onde Kylie Minogue flerta com o gênero que a consagrou, em uma melodia rápida pontuada com um vocal excitante, ainda trazendo uma mensagem de aceitação e tolerância.



Os outros dois singles disponibilizados, "Dancing" e "Stop Me From Falling", desapontam e não surtem efeito algum além do tédio. Em um disco composto por 16 faixas, "Golden" corre sério risco em superar o trabalho anterior da artista, "Kiss me Once", de 2014, como seu projeto mais fraco. Ainda há um respiro de pop em "Low Blow", música que fecha o álbum e que deve ser apreciada caso o público já não tenha desistido do disco.

Leia também:
Camila Cabello prova em novo disco que nunca mais será a mesma
Marina Lima alerta sobre a realidade do Brasil em novo disco
Consumo de música na internet muda a forma de distribuição e lançamento de novos discos


Consagrada por álbuns como "Fever", de 2001 e "Aphrodite", de 2010, não é exagero afirmar que Kylie Minogue merece maior destaque no cenário pop. Compara-se a Madonna em suas turnês, onde realiza apresentações memoráveis. Canções como "Can't Get You Out of My Head", "In My Arms" e "Get Outta My Way" reservam seus assentos no restrito panteão de músicas icônicas do pop. Cedo ou tarde a decisão de mexer em sua musicalidade atinge todo artista, e embora dificilmente "Golden" vá despontar nas paradas musicais, permanece como uma válida tentativa em realizar um novo direcionamento.

Serviço:
"Golden", de Kylie Minogue
Gravadora: Liberator Music
Preço médio: R$ 37,90, também disponível nas plataformas digitais

Veja também

Newsletter