Sáb, 27 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Mostra exibe filmes franceses de horror gratuitamente no Recife

Mostra HIDEUX traz produções antigas e contemporâneas e acontece desta terça (28) até a sexta (31)

Cena do filme "Os Olhos sem Rosto", que será exibido na Mostra HIDEUXCena do filme "Os Olhos sem Rosto", que será exibido na Mostra HIDEUX - Foto: Divulgação

Filmes noir, de suspense e de horror são as atrações da Mostra HIDEUX de cinema francês, que começa no Recife nesta terça-feira (28), e segue até a sexta (31). Serão exibidos quatro filmes gratuitamente na Aliança Francesa Recife, no bairro do Derby, na Zona Central do Recife. As sessões acontecem sempre às 19h30. Na língua francesa, “hideux” significa “medonho”.

Na programação, o espectador poderá conferir produções audiovisuais francesas de várias épocas, como "O Demônio da Argélia" (Pepe Le Moko, 1936), de Julien Duvivier, que abre a mostra nesta terça. O filme conta a história de um criminoso francês que está foragido e se encontra em Casbah, no Norte da África. Apesar de viver com regalos, ele sente saudades de Paris e sua vontade de voltar para casa aumenta após conhecer a turista Gaby. Porém, se voltar a Paris ele poderá ser pego pelo astuto detetive Slimane.

Na quarta-feira (29), o filme escolhido é o clássico "Ascensor para o Cadafalso" (Ascenseur pour l'énchafaud, 1957), dirigido por Louis Malle. A trama apresenta o plano de Florence e seu amante Julien para matar o marido dela e forjar um suicídio. No entanto, vários indícios no local do crime podem leva-los à cadeia. A trilha sonora do filme ficou a cargo de Miles Davis. Já a quinta-feira (30) traz um thriller perturbador, "Olhos sem Rosto" (Les Yeux Sans Visage 1960), de Georges Franju, que conta a triste história de Christiane, uma mulher que ficou desfigurada após um acidente automobilístico. Seu pai, o cirurgião plástico Génessier resolve sequestrar jovens moças para transplantar a pele delas para o rosto da filha, tentando reconstruir sua beleza.

O encerramento da mostra será na sexta (31), com “A Estranha Cor das Lágrimas do Seu Corpo" (L'étrange Couleur des Larmes de Ton Corps, 2013), de Hélène Cattet e Bruno Forzano. Após voltar de uma viagem, Dan encontra seu apartamento trancado e sua esposa desaparecida. Sua vizinha conta que seu marido um dia descobriu outro andar sobre seu quarto e também sumiu. Enquanto procura descobrir o que aconteceu, ele mergulha num mundo de pesadelos e violência.

A Mostra HIDEUX é realizada pelo Cineclube Toca o Terror, o primeiro do gênero no Recife com edições mensais sendo um desdobramento do blog e podcast Toca o Terror, que comenta publicações, filmes, seriados e HQs através de um blog e um podcast que já tem mais de 90 programas gravados sobre diversos temas de terror, como vampiros, zumbis, raridades e monstros.

Serviço:
Mostra HIDEUX (MEDONHO)

Quando: de 28 a 31 de março, a partir das 19h30
Onde: Aliança Francesa (R. Amaro Bezerra, 466, Derby)
Gratuito

PROGRAMAÇÃO

terça-feira (28)
"O Demônio da Algéria" (Pépé Le Moko, 1936) , de Julien Duvivier



quarta-feira (29)
"Ascensor para o Cadafalso" (Ascenseur pour l'échafaud, 1957), de Louis Malle


quinta-feira (30)
"Os Olhos sem Rosto" (Les yeux sans visage, 1960), de Georges Franju


sexta-feira (31)
"A Estranha Cor das Lágrimas do seu Corpo" (L'étrange couleur des larmes de ton corps, 2013), de Hélène Cattet e Bruno Forzano

Veja também

Newsletter