Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Audiovisual

Oficina gratuita aborda processos criativos na produção de videopoemas

Ministrada pela facilitadora Eva Jofilsan, formação online de curta duração aproxima participantes da linguagem da videopoesia

Ministrada pela realizadora audiovisual e pesquisadora Eva Jofilsan, oficina investiga os caminhos da videopoesaMinistrada pela realizadora audiovisual e pesquisadora Eva Jofilsan, oficina investiga os caminhos da videopoesa - Foto: Divulgação

A união entre imagem e literatura geralmente resulta em produções artísticas ricas e diversas. É nessa seara que se debruça a oficina virtual "Poema em Movimento: os caminhos da videopoesia", ministrada pela realizadora audiovisual e pesquisadora Eva Jofilsan, nos dias 1º e 4 de março.

A iniciativa, em dois encontros, inscreve interessados em investigar elementos teóricos e práticos que abastecem a produção de videopoesia. Será uma uma imersão de 4 horas em teorias e fazeres que unem palavra e audiovisual. A partir de uma análise da trajetória histórica da videopoesia e dos processos contemporâneos, o curso se debruça nos processos híbridos de artistas, performers e poetas para demonstrar diferentes olhares e possibilidades de criação

As aulas contam com exibição de obras audiovisuais, debates e um exercício prático, de modo a instigar o potencial criativo dos participantes e desconstruir padrões na produção audiovisual. São 25 vagas disponíveis, abertas para pessoas a partir de 17 anos, quer sejam artistas, poetas ou mesmo professores e estudantes interessados pela fusão entre literatura e audiovisual. Tudo acontecerá através do Zoom, das 19h às 21h.

O projeto é uma edição online do “Da Poesia ao Vídeo”, idealizado e ministrado por Eva desde 2015. A iniciativa já ocorreu presencialmente em festivais, escolas e iniciativas culturais por Pernambuco.

De acordo com Eva, o momento de pandemia se tornou ainda mais propício para o exercício da arte. “Devido à escassez de recursos e o isolamento social, a videopoesia se tornou uma ferramenta acessível de expressão nesse contexto. A proposta será pensar nos hibridismos audiovisuais e literários, nos quais a/o poeta possa ir muito além da escrita e se perceba como um artista mais complexo, que se experimenta em multimeios”, disse.

A oficina “Poema em Movimento” é uma realização da Espiral Filmes em parceria com Anilina Produções, com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco. Interessados podem se inscrever entre 17 e 23 de fevereiro, através de formulário disponível em https://linktr.ee/dapoesiaovideo. Será conferido certificado aos que cumprirem a carga horária.

Veja também

Newsletter