Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Homenagens

Políticos, jornalistas e personalidades prestam homenagem a Cristiana Lôbo

Aos 64 anos, ela foi vítima de um mieloma múltiplo, que vinha sendo tratado há alguns anos

Nas redes sociais, políticos, jornalistas e personalidades prestaram homenagens à goiana, que trabalhou no GLOBO por 13 anosNas redes sociais, políticos, jornalistas e personalidades prestaram homenagens à goiana, que trabalhou no GLOBO por 13 anos - Foto: Reprodução

A jornalista e comentarista de política da Globonews e do site g1 Cristiana Lôbo morreu nesta quinta-feira em São Paulo. Aos 64 anos, ela foi vítima de um mieloma múltiplo, que vinha sendo tratado há alguns anos. Nas redes sociais, políticos, jornalistas e personalidades prestaram homenagens à goiana, que trabalhou no GLOBO por 13 anos.

A manifestação da jornalista e colunista do GLOBO Míriam Leitão veio em duas publicações. Na primeira, ela relatou sua tristeza, se referindo à companheira de profissão como uma “jornalista completa”, que “combateu lindamente o bom combate”, juntamente com um vídeo em que conta que a conheceu em Brasília e comenta o trabalho da colega. Em outro post, publicou uma foto das duas e escreveu: “Elegante e bonita sempre, a Cristiana Lôbo”.

Já a jornalista da Globonews Maria Beltrão lamentou a morte de Lôbo que, segundo ela, deixa um “grande vazio”. “Que maravilha era minha amiga Cristiana Lôbo. Forte em sua delicadeza. Próxima até de quem acabara de conhecer. Do leitor e telespectador, íntima. Sempre a mesma”, completou Beltrão.

Em uma sequência de tuítes, a também colunista do GLOBO Vera Magalhães lembrou do lado divertido da colega e a definiu como “uma das maiores analistas políticas da imprensa brasileira” e uma “jornalista com com J maiúsculo”. “Todos os jornalistas que convivemos com a Cris estamos chocados e tristes. Ela é daquelas que vão fazer falta de verdade. Lutou muito pela vida. Que tristeza essa perda pros amigos, pra família, e pro Brasil”, concluiu.

 

Para a jornalista e comentarista de política na Globonews e na CBN, Natuza Nery, o jornalismo político “não será o mesmo sem ela”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou seus “sentimentos à família,  amigos e amigas da jornalista Cristiana Lôbo”. Assim como a ex-presidente Dilma Rousseff, que contou ter conhecido Lôbo quando foi a Brasília para assumir o Ministério das Minas e Energia. Segundo ela, o “jornalismo político brasileiro perde uma de suas vozes mais conhecidas e o mundo político perde uma repórter séria e competente”.

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também registrou seu pesar em publicação nas redes. Para Mendes, Lôbo deixa um legado imenso para o jornalismo brasileiro com sua “habilidade de comunicação única e extrema capacidade de leitura política”.

Para o senador Romário (PL-RJ), Cristiana Lôbo era conhecida pelas “análises políticas e capacidade de descrever os bastidores do poder”. O parlamentar deixou suas condolências aos familiares da jornalista e compartilhou um vídeo, em que ele presta homenagem a ela enquanto presidia sessão do Congresso.

Outro parlamentar que publicou nas redes sociais para manifestar sua solidariedade aos familiares da jornalista foi o senador Randolfe Rodrigues (RED-AP). Ele definiu Lôbo como “um dos maiores nomes do nosso jornalismo”, “sempre atenta, forte, incisiva, objetiva, doce, amável, inteligente”.

Entre os artistas, o cantor e compositor Carlinhos Brown também prestou sua homenagem com uma foto de Lôbo. Para ele, a jornalista era uma “amiga gentil que a vida me deu”. Brown relembrou de uma conversa com ela, durante uma ponte aérea, e disse que ela fará uma “falta enorme” com “sua inteligência e integridade”.

A atriz Leticia Spiller foi outra personalidade a se manifestar. Ela publicou uma foto de Lôbo e prestou sentimentos aos amigos e familiares da jornalista.

Veja também

Newsletter