Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Quais as melhores estampas para os vestidos de inverno?

Vestidos podem sim ser feitos para se usar exclusivamente no inverno ou quando as temperaturas estiverem mais amenas

Roupas com estampas para o invernoRoupas com estampas para o inverno - Foto: Divulgação

Já aconteceu de você ter uma balada ou um evento importante do trabalho, abrir o guarda-roupas, vasculhar tudo e dizer: “não tenho uma roupa para usar”? Isto é realmente muito comum, principalmente entre mulheres que não gostam de repetir muito as roupas.

Mas, se você reparar bem, lá no fundo do armário, perdido em algum cantinho, você vai encontrar um vestido. Peça super tradicional do vestuário feminino, os vestidos podem ser usados em absolutamente todas as situações e períodos do ano, inclusive no inverno.

Sim, foi-se o tempo em que as temperaturas diminuíam um pouquinho e a gente escondia tudo o que deixasse as pernas de fora. E se tem uma peça fashion que pode elevar qualquer produção no inverno é o vestido.

Mas quais as melhores estampas para se usar no inverno? O tradicional e clássico xadrez ou o vestido de oncinha? É possível usar floral mesmo no inverno ou é melhor procurar aquele pretinho básico? Nós vamos esclarecer essas dúvidas para você.

Existe vestido de inverno?
Um primeiro ponto a se explicar é que alguns vestidos podem sim ser feitos para se usar exclusivamente no inverno ou quando as temperaturas estiverem mais amenas. E isso acontece, geralmente, por causa dos tecidos escolhidos.

Um vestido de lã batida, linho ou mesmo de tricô costumam ser mais quentinhos e, por isso, são mais apropriados para serem usados durante o inverno.

No entanto, nada impede que os vestidos de algodão e de tecidos mais leves sejam usados também quando as temperaturas estiverem mais baixas. Neste caso, vale a dica de usar acessórios que garantem que a pessoa fique mais aquecida, como as meias-calças e as botas.

Comprimento dos vestidos de inverno
Aliado ao tipo de tecido, outra característica que pode fazer o vestido ficar mais invernal são os comprimentos. Um vestido de lã batida mídi, por exemplo, é a cara do inverno, certo? Dificilmente alguém vai adotar esse look no verão brasileiro.

Por isso, os comprimentos, junto com os tecidos, dão sim um ar mais de inverno a algumas peças. Os comprimentos abaixo do joelho, no meio da panturrilha (chamados de mídi) e os no calcanhar são mais apropriados para serem utilizados quando as temperaturas estiverem mais amenas.

Quais as melhores estampas
E aí, a dúvida que surge é quanto às estampas dos vestidos. Isso porque as pessoas tendem a pensar que no inverno as peças são mais sóbrias, de cores mais frias como o cinza, o preto e o vinho e, que, por isso, estampas mais extravagantes não são bem-vindas.

Mas esta ideia não poderia estar mais equivocada. Já há alguns invernos, estilistas de diversas grifes têm criado peças super coloridas e com diversas estampas diferentes. Ou seja, foi-se o tempo que o inverno tinha aquela carinha mais séria e sem muita diversão.

Animal print
O animal print é a cara de estações mais quentes, justamente porque tem um ar mais alegre. No entanto, estampas como a de onça e zebra são super bem-vindas para os dias mais frios também. Neste caso, é interessante optar pelos tecidos mais grossos.

Um vestido de oncinha ou de pele de cobra ficam super elegante com botas ou scarpins mais neutros em tons como o preto e o vinho, por exemplo. Um casaco de cor mais forte, como o verde e mesmo o preto também ficam super estilosos.

Xadrez
O xadrez é uma estampa clássica do inverno e nunca sai de moda. Para renová-lo é possível optar por cores mais inusitadas como o neon e mesmo cores mais fortes e marcantes como o preto e o rosa ou o preto e o verde.

Peças com decotes mais generosos ou comprimentos mais modernos, como o mídi, também são boas opções para deixar o xadrez com um ar mais contemporâneo.

Floral
Se o xadrez é a cara do inverno, o floral é uma tendência certa para estações mais quentes, como o verão. Mas se engana quem pensa que essa estampa não pode ser usada também nos dias mais frios. Aliás, pelo contrário, grifes renomadas surpreenderam o mundo fashion ao colocar o floral em peças invernais.

Uma boa dica para deixar a estampa um pouco mais sóbria é optar pelos tons terrosos, como o vinho e o marrom escuro. Tons de amarelo também são bons complementos e dão uma modernizada no floral.

Outra dica que funciona é escolher estampas maiores, o que deixa o look um pouco mais sério, mais apropriado para o inverno.

Agora que você conhece algumas opções de estampas é só arrasar no inverno com o vestido da sua preferência!

Veja também

Newsletter