Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Suicidal Tendencies mostra som pesado, mas versátil no Abril pro Rock; Veja programação

Confira entrevista exclusiva com a banda norte-americana, uma das principais atrações do evento que começa nesta quinta no Centro de Convenções

Banda Suicidal TendenciesBanda Suicidal Tendencies - Foto: Divulgação

Após ano conturbado, o tradicional festival Abril Pro Rock chega à vigésima-quinta edição nesta sexta-feira(28), a partir das 21h, e no sábado(29), a partir das 18h, no Classic Hall. Desta vez, as duas noites do evento são voltadas ao rock pesado, com a exclusão da tradicional noite pop. O line up terá shows de Krisiun, Matanza, Nervosa, Death e os norte-americanos Suicidal Tendencies, ícones do punk e hardcore.

Em entrevista concedida por telefone à Folha de Pernambuco, o vocalista Mike Muir afirmou que a polarização do mundo e a onda crescente de conservadorismo foram influências no novo disco, “World Gone Mad”. Para o show desta sexta, a banda terá o auxílio do virtuose Dave Lombardo, ex-Slayer, na bateria.

“Estamos animados, é sempre bom poder tocar no Brasil. Uma pena não termos tanto tempo para visitar os lugares”, diz Mike. A banda é um dos nomes mais importantes do punk/hardcore norte-americano, com sucessos como “Institutionalized” e “How Will I Laugh Tomorrow” e fará shows, ainda, no Rio de Janeiro e São Paulo.

Do time internacional, destaca-se ainda o psychobilly do Tiger Army, também dos EUA, e os pioneiros do punk, Death. Ainda há ingressos para os dois dias de evento. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados e com autorização impressa pelos pais.

Cinco perguntas > Mike Muir, vocalista e letrista da Suicidal Tendencies

O álbum mais recente da banda chama-se “World Gone Mad” (Mundo Enlouquecido), o atual cenário e as questões políticas influenciaram a composição?

Sem dúvidas. Eu tenho filhos e eles acompanham tudo que está acontecendo pela televisão e me perguntam bastante, e eu não sabia explicar porque é uma coisa complicada, então decidi colocar isso em música.

Durante a carreira, o Suicidal sempre foi relacionado ao punk, mesmo tendo discos com traços de heavy metal. Ter o Dave Lombardo na atual turnê traz de volta a veia mais pesada?

O interessante do Dave é que ele é um dos melhores bateristas do mundo, toca pesadíssimo, como fez fama no Slayer, mas ele é incrivelmente versátil. Então ele realmente estuda as nossas músicas e deixa sua marca, mas sem puxar mais para o seu lado, ele valoriza a sintonia com o resto da banda.

Vocês estão há mais de 30 anos na estrada e passaram por gerações de fãs, inclusive, muito do público da banda é formado hoje por adolescentes, o que acha desse apelo e longevidade?

Desde que começamos, ainda nos anos 1980, tentamos fazer nossa música da forma mais verdadeira possível. Então se no início, por exemplo, eu escrevo como um adolescente raivoso, outros adolescentes raivosos podem se conectar com aquilo.
Procuro falar diretamente com pessoas que sei que seriam meus amigos. A maioria das bandas tende a se acomodar depois que encontram uma fórmula de sucesso, mas nós procuramos estar sempre em evolução.

O som do Suicidal é influência para diversas bandas surgidas no Brasil, nos anos 1990. Há algum grupo que chame sua atenção?

Gostaria de conhecer mais sons brasileiros. Gosto e admiro a trajetória do Sepultura, que é um dos maiores nomes do metal. Também admiro o trabalho do Charlie Brown Jr.

O que esperar dos shows no Brasil?

Queremos tocar alto e ver todos nossos amigos lá. Eu me sinto em casa no Brasil e espero voltar várias vezes, tocar de novo, conhecer lugares que ainda não fomos.

Serviço:
25ª edição do Abril Pro Rock
Onde: Classic Hall (Avenida Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho)
Quando: Sexta-feira, às 21h, e sábado, às 18h.
Ingressos: R$ 70, R$ 35 (meia-entrada)

SEXTA-FEIRA - 28 DE ABRIL
Suicidal Tendencies (EUA)
Tiger Army (EUA)
Death (EUA)
Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
Serrapilheira (PE)
Diablo Angel (PE)
Saga HC (PE)

SÁBADO - 29 DE ABRIL
Cockney Rejects (ING)
Voodoopriest (SP)
Matanza (RJ)
Nocturnal (ALE)
Violator (DF)
One Arm Away (SP/PE)
John Wayne (SP)
Mystifier (BA)
Nervosa (SP)
Evocati (PE)

Veja também

Newsletter