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Estée Lauder compra a marca Tom Ford por US$ 2,8 bilhões

Empresa de cosméticos americana já tinha um acordo de licenciamento que lhe permitia vender as fragrâncias da marca de luxo há quase 20 anos

A Estée Lauder já tinha um acordo de licenciamento que lhe permitia vender as fragrâncias da Tom Ford há quase 20 anosA Estée Lauder já tinha um acordo de licenciamento que lhe permitia vender as fragrâncias da Tom Ford há quase 20 anos - Foto: Reprodução/ Twitter

Na maior aquisição de sua história, a Estée Lauder vai comprar a Tom Ford por US$ 2,8 bilhões, anunciou a empresa americana nesta quarta-feira (16). A Estée Lauder já tinha um acordo de licenciamento que lhe permitia vender as fragrâncias da Tom Ford há quase 20 anos. Agora, as duas marcas serão uma única empresa.

Serão pagos US$ 2,3 bilhões em dinheiro, US$ 300 milhões virão da assunção de dívidas e outros US$ 250 milhões serão pagos pela fabricante de óculos Marcolin, que hoje já tem um acordo de licenciamento com a Tom Ford.

Ao mesmo tempo, a Tom Ford vai prorrogar sua licença para produtos masculinos e femininos de moda com a italiana Ermenegildo Zegna por 20 anos. O acordo prevê renovação automática de 10 anos após este prazo, a depender da performance de vendas. A marca italiana também é dona da mara Thom Browne e tenta expandir suas vendas nos EUA após ter estreado na Bolsa de Nova York no ano passado.

Na sua venda para a Estée Lauder, a Tom Ford manterá seu fundador que deu nome à marca com o cargo de “visionário criativo” até o fim de 2023. O vice-presidente da empresa, Domenico De Sole, será consultor do novo grupo pelo mesmo período.

Segundo a Estée Lauder, o atual acordo de licenciamento com a Tom Ford gera cerca de US$ 1 bilhão em receitas por ano. A parceria tinha prazo para acabar em 2030 e a marca americana não quis correr o risco de perder esta licença e, por isso, decidiu fazer a aquisição.

A compra vai “fortalecer nossos planos de crescimento para a Tom Ford Beauty”, afirmou o CEO da Estée Lauder, Fabrizio Freda, em comunicado.

“Também vai nos ajudar a transformar o bom momentum para a promissora categoria de beleza de luxo em uma tendência de longo prazo”, diz o texto.

Um frasco de perfume de 100 ml da Tom Ford chega a custar US$ 550. E sua linha para olhos e beleza é a mais lucrativa, afirma Flavio Cereda, analista da Jefferies.

A decisão da Estée Lauder de investir em fragâncias ocorre num momento em que este mercado está em franca expansão, com previsão de alcançar US$ 48 bilhões em receitas em 2027, contra US$ 33,5 bilhões no ano passado, segundo estimativa da consultoria de mercado IMARC.

Além disso, a empresa americana está tentando se aproximar de rivais como a L’Oreal, que tem mais parcerias com marcas de luxo como Yves Saint Laurent, Prada e Valentino, o que lhe dá uma vantagem competitiva sobretudo no mercado chinês.

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