IPTU do Recife vence nesta quarta-feira (10); adimplentes ganham desconto
Desconto pode ser de 10% se o contribuinte optar por pagar o imposto em cota única
Os recifenses que possuem imóveis na capital devem ficar atentos ao vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O prazo para o pagamento da contribuição é até a próxima quarta-feira (10) e os cidadãos adimplentes com o município podem quitar a cota única com 10% de desconto ou optar pelo parcelamento em até dez vezes, com desconto de 5% até o dia do vencimento. Os carnês para o pagamento do IPTU vêm sendo distribuídos pela Prefeitura do Recife (PCR), por meio da Secretaria de Finanças, desde janeiro.
Quem possui pendência relativa ao imposto com a PCR ganhará desconto apenas se pagar em cota única. “O desconto está no código tributário do município e é concedido apenas para quem não possui débito com a prefeitura referente ao IPTU. Quem está inadimplente e decidir pagar o imposto à vista receberá ainda 5% de desconto, mas se ele pagar parcelado, o valor será cheio, sem desconto nenhum”, explicou Maíra Fischer, secretária de Finanças do Recife.
Além dos carnês, os contribuintes também podem acessar o extrato do IPTU no site da Prefeitura do Recife http://www.recife.pe.gov.br, no banner "IPTU 2021 Emissão de Guia", no Portal de Finanças portalfinancas.recife.pe.gov.br ou no Conecta Recife App. É preciso informar o número do sequencial do imóvel.
Leia também
• Bolsonaro diz ser possível dar uma 'mexidinha' na tabela do IR
• Pandemia acarreta em R$ 14 bilhões de perdas em impostos federais no Nordeste
• Moradores que desejam desconto no IPTU tem até hoje para pedir
Em 2021, o IPTU terá aumento de 3,92%. O valor foi acrescido em cumprimento à Lei 16.607, de 06 de dezembro de 2000, o IPTU de 2021 no Recife foi corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando o período de novembro de 2019 a outubro de 2020.
O imposto é fundamental para a realização de melhorias nas cidades. “É com esse imposto que o município consegue executar os principais serviços que voltam para o cidadão. A parte de educação, saúde e manutenção da cidade, por exemplo, são custeados com esse imposto, então ele é muito importante para o município, voltando para o cidadão de diversas maneiras”, ressaltou Maíra Fischer.

