Nordeste avança para outro patamar, mas precisa ser percebido
Os investimentos públicos e privados previstos para região até 2034 chegam a R$ 750 bilhões
Dias atrás, em uma palestra para dirigentes de bancos, a economista e professora Tânia Bacelar mais uma vez repetiu: “O Nordeste tem que ser revisitado”. No seu entendimento, a região que está no imaginário de boa parte dos brasileiros já não corresponde à realidade.
A declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro, na última quinta-feira, em resposta a um comentário em sua rede social, é um exemplo atual dessa visão distorcida. Como resposta a uma provocação postada em seu perfil que diz “Direita no Nordeste nunca mais”, o parlamentar atacou respondendo que o Nordeste é a “pior região do país”.
O Nordeste tem desafios históricos, de fato. Em 2022, detinha 27% da população total do Brasil, mas 51% de seus habitantes estavam em situação de pobreza. Mas, por outro lado, nunca a região ofereceu tanta oportunidade para que negócios prosperem por aqui, revertendo isso em benefícios à sua população.
Segundo a Consultoria Tendências, o Nordeste deve crescer mais rápido do que o resto do país entre 2026 e 2034, a uma taxa de 3,4%, acima da média nacional de 2,5%, retomando um padrão que se viu nos anos 2000. Os investimentos públicos e privados previstos para o período em setores como energia renovável, gás natural e saneamento, entre outros, chegam a R$ 750 bilhões.
Tânia Bacelar, no entanto, alertou para falhas em torno do desenvolvimento regional. Ela diz que foram criadas políticas centradas na desigualdade e essas políticas estão em crise. O símbolo dessa decadência é a própria Sudene, que perdeu sua força. Faltam instrumentos para avançar. Essa discussão define o futuro do Nordeste, segundo ela.
Prepi
A Prepi, startup pernambucana que oferece serviços para pequenos comerciantes que querem montar lojas digitais, foi comprada pela Buzzmontior, empresa de monitoramento de redes sociais. O valor não foi revelado. Agora, os sócios da Prepi vão trabalharem com IA para a BuzzCreator, empresa que surge com a aquisição e tem foco em pequenos influenciadores. Tanto a Prepi e quanto a Buzzmonitor são empresas que nasceram de ex-alunos do Centro de Informática (CIn), da UFPE.
Dia Mundial do Meio Ambiente
No próximo dia 03, às 15h, na Fundação Joaquim Nabuco, o advogado Carlos Queiroz será um dos homenageados da Semas e CPRH, pelo seu ativismo ambiental junto ao Rio Timbó.
Di2win
A deeptech Di2win anuncia seus primeiros passos no mercado internacional. Na África, a empresa vem atuando com processos de digitalização, contribuindo, por exemplo, para pôr fim às certidões de nascimento feitas à mão nos cartórios angolanos. Na Europa, vai se instalar na cidade de Aveiro, em Portugal, o novo destino das empresas de TI do Porto Digital.
Geração solar
A expansão do mercado de geração solar distribuída, tem contribuído para redução nos equipamentos. Só no último ano, o valor do sistema solar completo, que vem com equipamento para armazenamento acoplado, teve queda média de 50%, segundo a multinacional SolaX Power.
Caruaru
O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev) ficou entre os 15 melhores institutos de previdência do Brasil na categoria Responsabilidade Previdenciária, no grupo de médio porte, ocupando a 13º colocação nacional e a 2º no estado de Pernambuco.
Leia também no Movimento Econômico:
Caruaru pronta para receber fábrica YTO, que produzirá 120 tratores por mês
Jaboatão publica editais de concursos que oferecem 1.582 vagas
Com resort em Cabo Branco, PB entra na lista de novos hotéis do NE até 2028
5,4 mil carros da BYD desembarcam em Suape, em navio próprio da greentech