Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Alemanha enfrenta Coreia do Sul sob risco de vexame

Precisando vencer a Coreia e torcer por combinação de resultado, Alemanha vive rodada tensa pelo Grupo F

Alemanha comemora gol de Toni Kross, que selou a virada contra a SuéciaAlemanha comemora gol de Toni Kross, que selou a virada contra a Suécia - Foto: Adrian Dennis/AFP

Por essa nem o mais pessimista dos fãs de futebol poderia acreditar. A Alemanha, a gigante seleção germânica, tetracampeã mundial, corre o risco de cair na primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Por incrível que pareça, essa é a incômoda verdade para a equipe que humilhou o Brasil quatro anos atrás e levantou a taça em pleno Maracanã. Entretanto, nem tudo está perdido.

O tradicional escrete europeu - com três pontos em dois jogos - ainda tem boas chances de avançar às oitavas de final. Para isso, terá que vencer a modesta Coreia do Sul, que ainda não pontuou, às 11h desta quarta-feira (27). Além disso, será preciso torcer para a Suécia não vencer o México, no mesmo horário, para evitar os critérios de desempate.

Há ainda a possibilidade de a Alemanha se classificar mesmo com um empate. Entretanto, isso só acontecerá caso o México derrote a Suécia ou se o outro jogo terminar empate. Nesse caso, avança quem fizer mais gols. O que surpreende o atual momento dos alemães é que a expectativa depositada nos tetracampeões era completamente diferente.

Afinal, o time havia vencido todas as 10 partidas que disputou nas eliminatórias europeias. Na estreia da Copa do Mundo, contudo, a Mannschaft foi surpreendida pelo México e perdeu por 1x0. No segundo jogo, com direito a drama até os últimos minutos, os germânicos bateram a Suécia, de virada, e ganharam sobrevida, deixando a definição para a última rodada.

Leia também:
Alemanha suspende membros da delegação por provocação comemorativa contra Suécia
Alemanha ainda curte virada na épica 'Batalha de Sochi'
Alemanha deve ignorar a pressão, avalia Marco Reus

A Alemanha, que não é eliminada na primeira fase desde 1938, ainda luta para evitar um vexame que vem acometendo os últimos campeões mundiais. Desde a Copa de 1998, apenas o Brasil entrou como vencedor da edição anterior e não foi eliminado na fase de grupos. Em 2002, a França caiu cedo. Quatro anos depois, foi a vez da Itália. A Espanha foi vítima da vez em 2014. Não bastassem essas adversidades, o time de Joachim Löw nem poderá empregar sua força máxima em campo. O zagueiro Jerôme Boateng foi expulso no duelo contra a Suécia e cumprirá suspensão automática. Em seu lugar, entra Antonio Rüdiger. Em contrapartida, recuperado de um problema no pescoço, Hummels retorna à defesa germânica. No meio-campo, Khedira poderá recuperar a posição. Isso porque Rudy, seu substituto, fraturou o nariz e está fora do confronto.

Do lado da Coreia do Sul, não há outra saída. Além de ter que lutar para conseguir uma zebra histórica, a equipe asiática só continuará viva se, além de ganhar dos alemães, torcer por uma vitória do México e ainda superar os nórdicos no saldo. Os sul-coreanos terão um desfalque de peso. O volante e capitão Ki Sung-Yueng sofreu uma lesão na panturrilha esquerda e foi vetado pelo departamento médico. Já o treinador da seleção, Shin Tae-yong, abusou da sinceridade na entrevista coletiva realizada ontem. "Sei que temos 1% de chance, mas vamos tentar" afirmou o técnico sul-coreano, sobre a possibilidade de triunfo. O atacante Son Heung-Min, que já atuou no Campeonato Alemão, disse que é um sonho ter um resultado positivo no confronto desta tarde. Nas últimas duas vezes que se enfrentaram em Copas do Mundo (1994 e 2002), os europeus levaram a melhor.

Ficha do jogo

Alemanha
Neuer; Kimmich, Hummels, Rüdiger e Hector; Rudy, Kroos, Müller, Draxler (Özil) e Reus; Werner. Técnico: Joachim Löw

Coreia do Sul
Choo Hyun-woo; Yong Lee, Jang Hyun-Soo, Kim Young-Gwon e Kim Min-Woo; Ju Se-Jong, Moon Seon-Min, Kim Shin-wook e Hwang Hee-Chan; Lee Jae-Sung e Son Heung-Min. Técnico: Shin Tae-yong

Local: Kazan Arena
Hora: 11h (do Recife) 
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes:Joe Fletcher (Canadá) e Frank Anderson (EUA).
Transmissão TV: Globo, Sportv e Fox Sports.

Veja também

Newsletter